Eduardo Lima presta solidariedade à vereadora soteropolitana Ireuda Silva, vítima de racismo

por Leonardo Teles- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Colega de partido foi chamada de “negra suja” durante uma Sessão no Parlamento de Salvador-BA
Eduardo Lima presta solidariedade à vereadora soteropolitana Ireuda Silva, vítima de racismo

Foto: China Tom

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente, na manhã desta quarta-feira, dia 05, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para prestar solidariedade à vereadora de Salvador, Capital da Bahia. Ireuda Silva (Republicanos), foi vítima de racismo, ataques físicos, morais e psicológicos, durante a votação do reajuste de salário dos profissionais de educação, no Parlamento soteropolitano, no dia de 12 de junho. Segundo a assessoria da parlamentar, ela foi chamada de “negra suja”.

Na tarde de ontem, no Plenário Cosme Farias, da Câmara Municipal de Salvador, houve uma manifestação a favor da vereadora, que contou com a participação da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que foi ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), entre 2019 e 2022.

“Como presidente municipal do Republicanos em Aracaju, repudio a violência política contra a vereadora Ireuda Silva. Como diz o presidente do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP), mulher na política não é quota, mulher é necessidade, e o Republicanos luta para que mais mulheres participem da política”, afirmou o vereador.

O vereador também anunciou que a CMA votará uma Moção de Solidariedade à vereadora Ireuda Silva, em um pedido de sua autoria.

Crescimento Populacional

Durante seu tempo no Grande Expediente, Eduardo Lima destacou o crescimento populacional de Aracaju. De acordo com Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aracaju teve um aumento de 5,53% da população, chegando a marca de 602.757 habitantes.

“Salvador, uma megametrópole, diminuiu sua população, Aracaju aumentou, e por que Aracaju aumentou? Tem problemas, dificuldades, tem! Mas, muitas pessoas estão saindo das grandes metrópoles e vindo morar em Aracaju, que é vista em todo Brasil como campeã em qualidade de vida”, disse o vereador.