Eduardo Lima participa de Audiência Pública sobre a nova realidade e dificuldades operacionais do Hospital Universitário de Aracaju
O vereador Eduardo Lima (Republicanos) participou, na tarde desta quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), da Audiência Pública com o tema sobre a nova realidade do Hospital Universitário de Aracaju e suas dificuldades operacionais.
Na oportunidade, Lima, que, no ano de 2023, destinou uma parte do valor de suas emendas impositivas para a instituição, enquanto fiscalizador do erário público, questionou o Dr. Kleyton Bastos, superintendente do Hospital Universitário (HU) e o gerente administrativo Edélzio Junior, pedindo que ambos esclarecessem dúvidas a respeito do contrato firmado com a prefeitura e outras questões referentes à operacionalidade dos serviços.
As informações obtidas pelo parlamentar foram que: O HU conseguiu a prorrogação do contrato oriundo das emendas impositivas, com validade até o final do ano, ainda com recursos a serem empenhados. Em relação aos equipamentos provenientes das mesmas emendas, estão sendo utilizados em prol da população aracajuana, atingindo 60% dela, fazendo jus ao uso do dinheiro da CMA.
Quanto a Regulação, o Dr. Kleyton Bastos informou que ajustes vêm sendo realizados após a identificação de algumas inconsistências, a exemplo da falta de habilitação de códigos dos serviços que antes nem eram oficializados, dificultando o recebimento desses serviços prestados. Atualmente todo paciente que chegar até o HU terá que chegar através da Regulação.
"Enquanto Câmara, essa gestão se mostrou arredia no que diz respeito a constituição das emendas impositivas por esse parlamento e isso é um ganho para população aracajuana e sergipana. Por isso, a nossa insistência, Dr. Kleyton, em querer ver o HU fazendo parte desse processo. Ver o HU nos apresentando propostas para que a gente invista no HU", afirmou o vereador.
Além de Eduardo Lima, estiveram presentes na Audiência Pública: o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (PSD), idealizador da audiência; os vereadores Sheyla Galba (União Brasil) e o Pr. Diego (União Brasil).