Eduardo Lima lamenta a quantidade de crianças fora das creches em SE
O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 09, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para lamentar a falta de vagas e dificuldades de acesso nas creches em Sergipe.
O parlamentar leu no Plenário um exemplar do Jornal Correio de Sergipe, que trouxe dados do IBGE, informando que 18% das crianças não têm acesso ao serviço no estado. Segundo a pesquisa, no Brasil, 2,3 milhões de crianças de até três anos não frequentam as creches por não conseguirem acessar o serviço. A matéria também traz que as famílias desse percentual de 18% são as mais pobres e em vulnerabilidade social, e gostariam de matricular as crianças, mas encontram dificuldades como a localização das creches distantes de suas casas.
“Um assunto que nos deixa tristes, mas que ainda ocupa as páginas dos jornais impressos de Aracaju. Fico com muita vergonha e tristeza por não poder trazer uma resposta positiva para essas famílias em Aracaju e em Sergipe, que estão em uma verdadeira via-crúcis para colocar suas crianças em sala de aula e em creches”, lamentou o vereador.
O vereador lembrou que é obrigação do Estado ofertar escolas de qualidade para a população. “Se é dever do estado e do município, por que não fazer?”, indagou.
E Continuou "Tudo que está sendo dito nesta matéria passa pela desigualdade social. Essas pessoas têm algum tipo de deficiência financeira, algum tipo de dificuldade para poder chegar e usufruir os serviços públicos oferecidos pelo estado e pelo município”.
Por fim, Eduardo Lima solicitou que as autoridades dos poderes executivos possam se debruçar para resolver o problema da falta de creches em Sergipe. “Como avançar para tirar essas manchetes dos jornais? Porque para mim essa matéria mostra uma vergonha. Qual futuro vamos dar para essas crianças que estão fora das creches e da sala de aula?”, questionou.
O discurso foi subscrito pela vereadora Emília Corrêa (PL) e pelo vereador Bigode do Santa Maria (PSD).