Eduardo Lima apresenta PL que cria o “Selo Lilás”, em reconhecimento às empresas que lutam contra a violência à mulher

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Vereador também anunciou ação social no 17 de Março, em parceria com a secretária Danielle Garcia
Eduardo Lima apresenta PL que cria o “Selo Lilás”, em reconhecimento às empresas que lutam contra a violência à mulher

Foto: Gilton Andrade

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente, na manhã desta quarta-feira, 16, para anunciar sobre o Projeto de Lei de sua autoria, que cria o “Selo Lilás”, em reconhecimento às empresas que lutam e favorecem o combate à violência contra a mulher.

O projeto tem como seu principal objetivo conscientizar a classe trabalhadora e empresarial sobre a importância de fazer com que as políticas públicas do Município de Aracaju, de fato, funcionem dentro do âmbito social em relação ao combate à violência contra a mulher. Bem como educar sobre dispositivos legais que protegem as mulheres, tais como a Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, Lei Carolina Dieckmann, entre outras”.

“Entendo que é dever da sociedade e de todos, combater a máxima violência contra o ser humano, mas este mês de agosto nos remete a esta consciência que estamos fomentando através de ações e da imprensa, a importância de combater a violência contra a mulher”, afirmou o vereador. 

Durante a Sessão, o parlamentar também comentou sobre a parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM), que tem como responsável a delegada Danielle Garcia (Podemos), e que no dia 1° de setembro realizará uma ação social no bairro 17 de Março, em alusão ao “Agosto Lilás”, mês exclusivamente dedicado ao combate à violência sofrida por mulheres.

“Essa ação vai finalizar o “Agosto Lilás”. É uma contribuição que nosso mandato está dando à sociedade aracajuana. Nós andamos nas periferias de Aracaju e sabemos o quão doloroso é para uma mulher que foi abandonada covardemente pelo marido, deixando-a com a missão de colocar o pão na mesa, conhecemos a dor de uma mãe solo que tem três, quatro ou cinco filhos e tem que lutar para sustentar aquela casa" enfatizou o parlamentar.


Solidariedade a Fábio Meireles e a Sávio de Vardo da Lotérica


Na Sessão, Eduardo Lima fez questão de prestar solidariedade aos vereadores Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, ambos do Podemos, mas eleitos pelo antigo PSC, que teve a chapa cassada pelo TSE devido a problemas com a cota de gênero e candidaturas femininas laranjas na sigla. Com a decisão, os dois perderam o mandato mesmo sem ter culpa alguma.

“É uma injustiça cometida a esses dois homens que Aracaju conduziu pelo voto popular democrático a esta Casa. Uma decisão como esta não pode definir quem são os políticos Fábio Meireles e Sávio Neto”, lamentou Eduardo Lima.