"É preciso pensar no ambiente escolar enquanto um espaço que proporcione confiança”, afirma Byron

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
"É preciso pensar no ambiente escolar enquanto um espaço que proporcione confiança”, afirma Byron

Foto: Gilton Rosas

Assunto frequente nos últimos dias, o vereador Sargento Byron (Republicanos), aproveitou o espaço na Tribuna, nesta terça-feira, 11, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para reforçar todos os aspectos que , de fato, envolvem a segurança nas escolas.

Para o parlamentar , diante de tantos casos envolvendo mortes, violência e acidentes nas escolas de todo o país, é essencial que o assunto seja pauta constante entre os poderes Executivo, Legislativo e até Judiciário. "Enquanto parlamentar, pai e cidadão seguirei buscando diálogos que possam transformar a triste realidade em que estamos vivendo. É preciso pensar no ambiente escolar enquanto um espaço que proporcione confiança aos pais, estudantes , professores e funcionários, para isso é preciso também pensar em medidas, protocolos e projetos", pontuou o vereador.

Byron ainda apresentou a sua visão diante dos tipos de violência que devem ser observadas. "Quando falamos em violência nas escolas , eu analiso por dois primas. O primeiro é quando observamos a segurança da escola, que é a segurança proporcionada com o aluno dentro da sala de aula, é o espaço onde todos que ali estão devem se sentir protegidos. Mas também é preciso falar sobre os crimes ou, melhor dizendo, os atos infracionais, que são as condutas praticadas por crianças e adolescentes, a exemplo da violência mental, que é quando falamos em saúde emocional e as consequências do Bullying, por exemplo", esclarece.

Partindo desse pressuposto, o parlamentar exemplificou sua fala com projetos como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que é desenvolvido em escolas da capital e interior de Sergipe, através de uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado – chamado ‘Policial Proerd’ – professores, estudantes, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.

"Vamos trabalhar para trazer para Tribuna Livre o Proerd, com o intuito de aproximarmos essa realidade do nosso trabalho e podermos fazer mais neste tocante", concluiu o vereador , que também é policial militar.