É Lei: vereador Pastor Diego cobra implementação de Programa de Saúde Emocional

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/11/2024 17h11, última modificação 04/11/2024 17h20
É Lei: vereador Pastor Diego cobra implementação de Programa de Saúde Emocional

Foto: China Tom

O vereador Pastor Diego (União) tem intensificado sua defesa pela implementação efetiva do Programa de Saúde Emocional nas escolas públicas de Aracaju, previsto pela Lei nº 5.467 – criada por meio de seu mandato – e sancionada em 5 de maio de 2022. O parlamentar destaca a urgência de adotar medidas preventivas que ofereçam atendimento psicossocial e suporte à saúde mental de crianças e adolescentes, especialmente no contexto escolar. 

O vereador avalia que o Brasil tem enfrentado uma preocupante onda de violência nas escolas, com o aumento de ataques e tentativas de atentados envolvendo jovens com distúrbios emocionais graves. Para Diego, a solução passa por uma atenção sistemática e preventiva à saúde emocional dos alunos, começando pelas instituições de ensino. “Precisamos, urgentemente, de todas as medidas necessárias para dar acesso ao cuidado com a saúde emocional do cidadão”, defende. 

Segundo ele, embora existam instrumentos legais que preveem o atendimento psicossocial, a população ainda encontra dificuldades para acessar esses serviços, seja nas unidades básicas de saúde ou no ambiente escolar. Diego sublinha que a demanda por profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras, é uma necessidade latente na rede municipal de saúde e que a fila para esse tipo de atendimento só aumenta. 

O Programa de Saúde Emocional visa inserir psicólogos educacionais e assistentes sociais nas escolas da rede pública, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. “Hoje, na cidade de Aracaju, se você precisar de psicólogo ou psiquiatra, enfrentará uma longa fila para receber esse cuidado na rede municipal. Imagine, então, no ambiente escolar. Não podemos esperar por tragédias, devemos agir de forma preventiva”, argumentou Pastor Diego. 

A proposta prevê a adoção de técnicas que promovam a saúde mental e as habilidades socioemocionais, criando um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Para o parlamentar, essa é uma maneira eficiente de prevenir tragédias e promover um ensino de qualidade. “A questão da saúde mental é uma nova pandemia que precisa ser enfrentada com responsabilidade. A sociedade está emocionalmente doente. Precisamos cuidar das pessoas, e isso começa no âmbito escolar”, concluiu.