Vereador Byron fala sobre a importância da vacina para as pessoas com Down e transtornos mentais

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/04/2021 09h05, última modificação 12/04/2021 09h05

O vereador da capital sergipana, Sargento Byron (Republicanos), fundador do Projeto Estrelas do Mar, que trabalha a inclusão social de pessoas com deficiência através das práticas esportivas, visitou, nesta sexta-feira, 9, o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), instituição localizada no bairro Santa Maria, referência nacional em reabilitação e assistência à pessoas com deficiência. Na oportunidade, Byron voltou a falar sobre a necessidade urgente da vacinação de alguns grupos de pessoas com deficiência e com transtornos mentais, a exemplo das pessoas com síndrome de Down e com autismo.

Na ocasião, o parlamentar reforçou o quanto é necessária a vacinação para as pessoas com Down . “No caso das pessoas com Down, as pesquisas já apontam que elas têm 10 vezes mais riscos de chegarem a óbito”, disse o parlamentar fazendo alusão a pesquisas internacionais que trazem esse dado, a exemplo de um estudo realizado no Reino Unido, no final do ano passado, com mais de mil crianças com Down.

Byron continuou a sua defesa em favor da vacinação das pessoas com transtornos mentais. “Algumas pessoas alegam que quem possui transtornos, não afeta à sua imunidade. Porém, devemos levar em consideração o cumprimento das medidas preventivas. Muitas pessoas com transtornos mentais mais sérios não conseguem cumprir essas medidas, tornando-se, assim, mais vulnerável ao contágio”, destacou.

Byron, que foi à instituição para conhecer melhor o funcionamento e se colocar à disposição, reafirmou o seu compromisso com a inclusão social das pessoas com deficiência e com a valorização das instituições da sociedade civil que prestam atendimentos voltados ao público.

“O Ciras é uma referência para o país. A sua estrutura, organização, dedicação dos profissionais competentes e a maneira como acolhem os seus usuários devem ser enaltecidos todos os dias. Fiquei impressionado com a oferta dos serviços e com tamanha agilidade. Todos que fazem a instituição estão de parabéns. O meu mandato está de portas abertas para o que precisarem e for da minha competência”, elogiou o vereador.