Durante o Grande Expediente, Fabiano Oliveira fala da importância do Dia da Independência e destaca programação em Aracaju

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/09/2023 12h33, última modificação 06/09/2023 12h33

Foto: Gilton Andrade

O vereador Fabiano Oliveira (PP) iniciou seu discurso na sessão desta quarta-feira, 06, falando do desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência, no dia 7 de setembro. Fabiano reforçou que a data representa um momento de celebração, reflexão e renovação dos nossos valores como nação.

“O desfile cívico é mais do que um simples evento, é uma oportunidade para celebrarmos a nossa independência e reconhecermos o valor da liberdade que desfrutamos. Há exatamente 201 anos nosso país declarou sua independência, marcando o início de uma jornada rumo à construção de uma nação soberana”, destacou.

“Neste dia, relembramos as lutas e os sacrifícios de nossos antepassados, que se empenharam em conquistar a autonomia e a liberdade que hoje apreciamos. É uma oportunidade para homenagear todos aqueles que contribuíram para forjar a identidade nacional, desde os heróis da independência até os cidadãos que diariamente fazem deste país um lugar melhor. O desfile cívico é também uma forma de unir nossa comunidade, independente de nossas diferenças, em torno dos valores que nos tornam uma nação. É um momento em que nossas escolas, organizações e cidadãos de todas as idades se unem para celebrar nossa diversidade cultural e reafirmar nosso compromisso com a democracia e os direitos humanos”, pontuou o parlamentar.

Fabiano fez questão de reforçar que a independência não é apenas uma data no calendário, mas um compromisso contínuo.

“Falar de 07 de setembro é ter sempre a certeza que devemos trabalhar juntos para garantir que nossa nação continue a crescer e prosperar, promovendo o bem-estar de todos os seus habitantes. O Dia da Independência não é apenas uma oportunidade de desfrutar de um desfile emocionante, mas também como uma chance de renovar nosso compromisso com os princípios que tornam nossa nação tão especial: a liberdade, a justiça, a igualdade e a solidariedade”, explicou.

Durante o pronunciamento o parlamentar ainda aproveitou para falar da programação do desfile cívico em Aracaju e comemorar o retorno da participação de estudantes na Avenida Barão de Maruim, após três anos. Em 2020 e 2021, as celebrações foram suspensas por causa da pandemia de Covid-19, e no ano passado, apenas militares desfilaram.