Dr. Manuel Marcos faz reflexão sobre o Dia da Consciência Negra

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Dr. Manuel Marcos faz reflexão sobre o Dia da Consciência Negra

Foto: Agência Câmara Aracaju

O vereador Dr. Manuel Marcos ( PSD) fez uma reflexão sobre o dia da Consciência Negra na manhã desta terça-feira ,22, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Ao observar que o vereador Binho (PMN) presidia a Sessão Ordinária, o parlamentar parabenizou todos os legisladores negros eleitos e que exercem um mandato na Câmara. São eles: vereador Binho (PMN) , Professor Bittencourt (PDT) , Sgt. Byron (Republicanos) e o próprio Dr. Manuel Marcos.
“Não poderia deixar de destacar o Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro. Fico muito feliz de ver quatro negros exercendo com excelência seus mandatos. Quero dizer que é uma honra dividir esta tarefa com o Professos Bittencourt, Sgt. Byron e Vereador Binho. Precisamos ocupar cada vez mais espaços como este", finalizou.
Ao falar sobre a força do racismo, o legislador enfatizou: “ é preciso combater o preconceito racial. A pessoa que tem preconceito por causa da cor é um ser desprezível. Um completo idiota. Todas as raças são oriundas da raça negra. Falar de Consciência Negra no Brasil é falar da própria cor. Muitos negros não se declaram pretos por desconhecerem sua origem e a própria cor. Só a educação é capaz de acabar com o racismo”, disse o vereador.
Apartes
Professor Bittencourt agradeceu a homenagem e explicou como a força do racismo no país. "A marca do racismo ainda é muito forte, muito presente e faz ainda, de alguma forma, todas e todos nós vítimas. Os negros por sentirem na pele o preconceito e os não-negros pela ignorância. Precisamos cada vez mais enxergar essa pluralidade ética", disse.
Sargento Byron destacou a importância do parlamento ter na sua composição pessoas pretas. " Quando o senhor fala sobre a nossa atuação, está inspirando muitas pessoas pobres, que vem de escola pública, a buscarem seus sonhos. Eu me sinto representado pelos vereadores que aqui estão", completou o parlamentar.
Linda Brasil destacou as comemorações realidade na capital. "Várias atividades foram desenvolvidas por várias entidades do movimento negro sergipano, como a Marcha da Consciência Negra - que aconteceu no sábado, 19, que pede o fim do genocídio do povo negro", informou a parlamentar"