Dr. Manuel Marcos destaca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose
por Marta Costa - Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h21
O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) usou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado hoje, 24. A data tem como objetivo alertar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença, já que a tuberculose (TB) ainda é um grave problema de saúde pública mundial.
De acordo com o legislador, que é médico, a doença descoberta em 1882 ainda é responsável pela morte de milhões de pessoas no mundo. “A cada ano, cerca de 10 milhões de indivíduos adoecem de tuberculose em todo o planeta. Mais de um milhão de pessoas são mortas por causa do bacilo. Cada paciente com tuberculose pulmonar, que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas ”, alertou.
Dr. Manuel Marcos explicou que alguns fatores contribuem para a disseminação da doença. “O Brasil ocupa a 17° posição entre os países que lideram o ranking da doença. Fatores como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional são fatores que potencializam a doença e a circulação do bacilo", disse.
"A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges. Precisamos pensar em políticas públicas urgentes, porque entendo que a má alimentação e a falta de higiene são fatores que provocam a baixa resistência do indivíduo e o estabelecimento da doença. Para combater a doença é preciso pensar no saneamento básico e no bem-estar da população, primeiramente", finalizou.