Dr. Manuel Marcos destaca lei de sua autoria no Dia Mundial do Diabetes

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Dr. Manuel Marcos destaca lei de sua autoria no Dia Mundial do Diabetes

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) destacou nesta segunda-feira, 14, o Dia Mundial do Diabetes e o PL 5/2022, de sua autoria, que institui a Política Municipal de Prevenção do Diabetes e de Assistência integral à Pessoa Diabética, aprovado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) neste semestre.
“Hoje é o Dia Internacional e Nacional do Diabetes, quero chamar, mais uma vez, a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção e cuidados com a doença. Sou médico e sei o quanto é importante tratar a patologia. Aprovamos um projeto sobre o tema e esperamos apenas a sanção do prefeito para efetivar a lei em Aracaju”, disse o vereador.
A futura lei prevê a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente os níveis glicêmicos e de controlá-los. A norma, quando colocada em vigor, terá como diretrizes: a universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização e a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde.
Para Dr. Manuel Marcos, os cuidados são importantes para toda a população. “São dois tipos de diabetes: a Tipo 1, que o indivíduo nasce com o defeito nos hormônios responsáveis em queimar o açúcar no organismo e a Tipo 2, que é desenvolvida. No entanto, a população precisa ter cuidados com a alimentação e o poder público precisa fornecer todo o arsenal de exames, medicamentos e cuidados com os portadores”, explicou.
Dr. Manuel Marcos ainda destacou a necessidade de profissionais capacitados no atendimento às pessoas. “Além dos medicamentos, precisamos de profissionais especializados em endocrinologia para cuidar dessas pessoas, já que o diabetes compromete o organismo como todo, gerando amputações e cegueira se não tratado”, pontuou o parlamentar.