Dr. Manuel Marcos destaca a importância do dia de combate ao fumo
por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h20
O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) destacou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado hoje, 29 de agosto. A data instituída em 1986 pela lei nº 7488, foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
De acordo com o parlamentar, além dos riscos do cigarro convencional, atualmente outro método tem preocupado bastante os especialistas em saúde pública, os vaporizadores. “A luta contra o fumo e as doenças que ele causa sempre foram uma preocupação da classe médica, agora os jovens estão usando o cigarro eletrônico, que também gera graves riscos a saúde. Precisamos alertar os jovens sobre o uso", alertou.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
“O tabaco é responsável por levar à morte 443 brasileiros todos os dias. É importante ressaltar o uso de narguilé e cigarro eletrônico, que virou moda entre os jovens. Esse mau hábito atinge de igual forma o pulmão. Não troque um vício pelo outro”, adverte o médico.