Dr. Manuel Marcos critica situação do tratamento das mulheres com câncer em Aracaju

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 02/10/2018 12h14, última modificação 02/10/2018 12h14
Dr. Manuel Marcos critica situação do tratamento das mulheres com câncer em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 2, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) usou a Tribuna durante a 76ª Sessão Ordinária. Ele aproveitou o começo da campanha do “Outubro Rosa”, que alerta as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, para comentar a situação do tratamento público ao câncer em Aracaju.

O parlamentar criticou bastante a falta de cuidados às mulheres com câncer na cidade e ressaltou as dificuldades encontradas no tratamento. “Temos dificuldade até com aparelho de radioterapia. Que absurdo, em pleno século XXI. Isso é falta de gestão. Nossas mulheres estão abandonadas, os gestores públicos não têm atenção à saúde povo, notadamente à mulher sergipana. É preciso que nesse período eleitoral as mulheres e as famílias de Sergipe observem esses gestores, que abandonam a saúde do nosso povo. As pessoas estão morrendo”, disse Manuel Marcos.

Ele continuou afirmando que os gestores precisam pensar em uma regionalização do tratamento, melhorando as condições dos postos de saúde. Ademais, o vereador ressaltou a obrigação que o poder público tem em dar um tratamento digno aos pacientes.

“Seria muito mais barato e enriquecedor se tivessem exames, especialistas e aparelhos em todos os postos de saúde. É uma negligência que está vitimando várias pessoas. E para esses gestores, parece que não está acontecendo nada. Esse outubro rosa para nós deveria estar recheado de lágrimas de famílias que perdem seus entes queridos. O poder público tem obrigação constitucional de garantir esse direito, mas está levando as pessoas à morte e ao desequilíbrio familiar”, declarou o parlamentar.