Dr. Manuel Marcos cobra maior agilidade na emissão de carteiras de identidade
por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h20
O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) usou a tribuna na manhã desta quinta-feira, 21, para destacar a dificuldade de emitir o documento de identificação em Sergipe. A fala foi durante o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Procurado por jovens que relataram que não conseguiram tirar o título de eleitor por não ter R.G., o vereador demonstrou indignação com a informação. “Fui procurado por jovens, adolescentes que reclamaram que não conseguiram tirar sua cédula de identidade para exercer sua cidadania porque esbarraram na dificuldade e burocracia do Estado. Como é que um jovem de 15, 16 e até 18 anos é impedido de tirar seu documento no seu próprio país?”, questionou.
"Eu não entendo como o Instituto de Identificação passa mais de 30, 60 dias para agendar ou até mesmo entregar um documento. Estamos no século dos avanços das tecnologias. O novo documento, que reúne todos os números exigidos, já está em vigor e mesmo assim a população tem dificuldade ao acesso. Você pode tirar o título com a certidão de nascimento, mas na hora de votar exigem o documento com foto. Contraditório demais”, disse o parlamentar.
O prazo para retirada do título de eleitor foi encerrado em maio deste ano por causa das eleições gerais. Já a nova identidade está em vigor desde março de 2022. "Infelizmente, a identificação única pode ter gerado essa morosidade, mas é preciso atenção. Não podemos negar o direito de uma pessoa por causa da burocracia criada por um decreto", externou o parlamentar.