Dr. Manuel Marcos autoavalia desempenho parlamentar: “Foi desafiador”, diz

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/12/2019 13h25, última modificação 17/12/2019 13h25
Dr. Manuel Marcos autoavalia desempenho parlamentar: “Foi desafiador”, diz

Foto: Gilton Rosas

Ao longo do ano legislativo referente ao exercício de 2019, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) tem estreitado a relação com os cidadãos aracajuanos, associações, categorias e quem mais o procura na tentativa de buscar soluções para os problemas que afligem o município. Através da apresentação de Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos e encaminhamentos de demandas populares ao Poder Executivo, é que o parlamentar reforça o comprometimento com a melhoria da qualidade de vida da população aracajuana.

“Sem sombra de dúvidas, 2019 foi desafiador. Desde que me formei em medicina, nunca parei de trabalhar. Como político e vereador por Aracaju, eu procuro fazer o possível pelas pessoas. Principalmente as mais carentes, pois, vivemos em um país com muita dificuldade na assistência a saúde. Apesar de ser um preceito constitucional, esse direito é dado muito timidamente. Eu procuro me desdobrar para cuidar dos cidadãos, pautado e atuando neste segmento que ainda tem muito para evoluir”, ressalta.

Durante o exercício do presente ano, o parlamentar obteve êxito na aprovação de proposituras que afetam diretamente na prestação dos serviços públicos na pasta da saúde. Entre os pleitos conquistados, destacam-se: o Projeto de Lei nº 13/2018 que institui a Política Municipal de Promoção à Saúde do Idoso e ao Envelhecimento Saudável na cidade de Aracaju e o Projeto de Lei n°128/2018 que assegura o Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do recém-nascido na capital sergipana.

E ainda, o Projeto de Lei 275/2018, que dispõe sobre a realização de campanha permanente de orientação e conscientização sobre a necessidade do exame de trombofilia antes do uso de anticoncepcionais, nas Unidades de Saúde, situadas no Município de Aracaju. “Entrego a minha vida, a minha saúde e todo meu tempo para cuidar do cidadão, aliás, de seres humanos que me procuram. Sou muito feliz e faço - não por estar político - me empenho por ser médico e um instrumento que favorece a melhoria na qualidade de vida”, salienta Dr. Manuel Marcos.

Entre outras conquistas está a medida na qual determina que unidades de saúde notifiquem conselhos tutelares em caso de ocorrências com crianças e adolescentes envolvidos com o consumo de álcool e drogas. O mecanismo terá como base o Projeto de Lei (PL) 130/2018 e também pauta-se sob as perspectivas da assistência social e família. Mais uma empreitada que transita por mais de um segmento, é o Projeto de Lei n° 283/2018 que institui a Política Municipal de Assistência à Saúde de alunos com diabetes nas escolas da rede municipal de ensino.

“As proposituras apresentadas são pautadas pelo que sinto da dificuldade das pessoas em ter o acesso aos diretos fundamentais. Além da fiscalização que faço nos postos de saúde, nos gastos com o erário público e o modo como os gestores atuam ou aplicam os recursos. Não existe felicidade de um povo nem desenvolvimento de um país sem que a população esteja com a saúde em equilíbrio. Precisamos atuar de forma mais objetiva e que chegue a diminuir as distâncias entre o exame ou atendimento, a pouca oferta de leitos de UTI e cirurgias”, pontua o parlamentar.

Mais proposituras

No decorrer do período legislativo, Dr. Manuel Marcos já protocolou 54 Indicações de Serviços. Dentre elas a recuperação de praças, recapeamento asfáltico de ruas e avenidas, poda de árvores, capinagem e varredura de ruas e travessas, sinalização de trânsito vertical e horizontal das vias aracajuanas. Já foram mais de 85 Pareceres de Projetos de Lei e Pareceres de Vetos do Executivo Municipal.