Dr. Gonzaga quer inserir o tema Educação no Trânsito nas escolas primárias
Aproveitando a disseminação da campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos no trânsito, o vereador Dr. Gonzaga (MDB) aproveitou para apresentar um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), propondo a inclusão da disciplina Educação para o Trânsito na rede pública municipal de ensino, como atividade extracurricular.
De acordo com o Projeto, a atividade terá caráter interdisciplinar e versará sobre educação para o trânsito e cidadania. As aulas deverão ser ministradas pelos próprios professores, após orientação e treinamento realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). “Assim como eu, diversos cidadãos da nossa cidade também acreditam que a educação no trânsito é a melhor forma de combater a violência nas ruas e os acidentes evitáveis”, afirmou o vereador.
Dr. Gonzaga explicou que se as normas de trânsito forem introduzidas ainda na infância e na adolescência, com certeza haverá uma grande oportunidade de interferir positivamente na formação do aluno e na consciência do futuro cidadão. “O motorista adulto já traz consigo muitos costumes arraigados e jeitinhos para lidar no dia a dia no trânsito”, lamentou o parlamentar, acrescentando que as inúmeras campanhas que são realizadas periodicamente, embora sejam importantíssimas, tocam apenas momentaneamente a consciência da maioria dos motoristas, mas não mudam a cultura incutida nas cabeças durante anos”.
Segundo o vereador, um caminho para construir essa mudança de cultura é começar a conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a responsabilidade social no trânsito, com o objetivo de formar cidadãos com valores e princípios de cidadania, e futuros condutores capazes de lidar com as ocorrências relativas ao trânsito, com consciência, conhecimento e respeito à legislação. “Espero contar com o apoio e o comprometimento dos meus colegas parlamentares no sentido de aprovar esse importante projeto, que representa mais um passo em prol da melhoria do trânsito e da educação das crianças e jovens de Aracaju”, argumentou Dr. Gonzaga.