Dr. Gonzaga promove Sessão Especial sobre Saúde do Homem

por Danilo Cardoso — publicado 29/11/2019 12h56, última modificação 29/11/2019 12h56
Dr. Gonzaga promove Sessão Especial sobre Saúde do Homem

Foto: Gilton Rosas

Conforme previsto na Lei nº 5.208/2018, que criou a Semana Municipal de Prevenção de Saúde do Homem, o vereador Dr. Gonzaga (MDB) presidiu a Sessão Especial com o tema: ‘Saúde do Homem’. Os debates sobre o tema aconteceram no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta sexta-feira, 29.

Usaram a Tribuna para esclarecer sobre o tema, o médico e coordenador do Programa Estadual de DST/AIDS, Dr Almir Santana, e o diretor do Hospital do Rim de Sergipe, o médico urologista, Dr. André Yoichi. O vereador Américo de Deus (Rede) participou da solenidade ocupando a 1ª secretária da Mesa.

O vereador Dr. Gonzaga, autor da propositura, que também é médico, explicou a importância da Sessão Especial. “A presença das mulheres nesta sessão é de grande importância porque são vocês que incentivam o parceiro para se prevenir. Só no ano passado foram registrados 68 mil casos de câncer de próstata, matando cerca de 14 mil pessoas. Muitas outras doenças estão disseminando devido a falta de cuidado. Queremos conscientizar a população masculina para se prevenir e acabem com o sedentarismo”.

O médico infectologista Almir Santana explicou sobre a importância de usar camisinha, para evitar contrair diversas doenças. “No mundo existem 35 milhões de pessoas com HIV, no Brasil tem 800 mil pessoas e em Sergipe são sete mil portadores da doença. A epidemia do HIV é silenciosa. Além disso, Sergipe é um dos primeiros Estados do Nordeste que nascem crianças com sífilis congênita, são 300 crianças por ano com sífilis”.

O urologista especialista em cirurgia minimamente invasiva e robótica, Dr. André Yoichi, é o único médico em Sergipe com certificado Norte-Americano na área.  De acordo com clínico, existem três doenças da próstata. “Existem três doenças na região denominadas prontatites, hiperplasia prostática benigna (HPB) e câncer de próstata. Em todos os casos, só os exames preventivos podem detectar. No Brasil, a cada sete minutos uma pessoa é detectada com a doença e a cada 40 minutos um pessoa morre”.

O especialista ainda destacou que 20% dos pacientes já são diagnosticas em estado avançado da doença. “É estimado para 2019 que 68 mil pessoas sejam diagnosticadas com o câncer de próstata. Em Aracaju é estimado que seja diagnosticado 180 novos casos. Um dado alarmante é que o câncer de próstata é mais frequente que o câncer de mama. A alimentação, sedentarismo e a falta de exames preventivos são as grandes barreiras”, afirmou Dr. André Yoichi.

Américo de Deus (Rede) afirmou que os vereadores não podem se furtar de suas responsabilidades que é cuidar da população. “Dr. Almir Santana é uma pessoa comprometida pela causa e que já deveria ter sido declarado patrimônio de Sergipe. Já apresentei uma proposta nesta Casa para criar a Semana de Combate a Aids, para que possamos diminuir estes números alarmantes da HIV em Sergipe, no Brasil e no Mundo”, finalizou dizendo que prevenir é melhor que remediar.