Dr. Gonzaga pede mais direito e dignidade para os idosos

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/10/2017 12h35, última modificação 09/10/2017 15h51
Dr. Gonzaga pede mais direito e dignidade para os idosos

Assessoria do parlamentar

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) aproveitou as comemorações do Dia do Idoso, no último dia 1º de outubro, para lamentar que pouca coisa tenha avançado em termos de políticas voltadas para essa população, desde a promulgação do Estatuto do Idoso (Lei N°10.741), em 2003. “A população de idosos cresce a cada ano e temos que avançar mais no que se refere à saúde, à qualidade de vida, ao respeito e a dignidade dos nossos idosos”, disse o vereador, destacando que em sua atuação parlamentar nesses mais de 12 anos tem desenvolvido projetos que visam cuidar e proteger os idosos.

O parlamentar cita como exemplo a Lei nº 3946, que cria a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos de Idosos, e a Lei 3.334, que determina que as empresas de transporte coletivo realizem treinamento específico para que seus profissionais aprendam a lidar adequadamente com os idosos. “Sabemos que muito ainda precisa ser feito por essa população que pode passar de 19 milhões em 2060”, explicou.

Dr. Gonzaga disse que se trata de um fenômeno extraordinário com consequências para toda a sociedade. E que o maior desafio será conciliar essa expectativa de longevidade com boa saúde física e mental; participação ativa dos idosos na sociedade; combate ao abuso, à negligência, à violência e aos maus tratos, e à falta de respeito e discriminação de que são vítimas as pessoas dessa faixa etária, desabafou.