Dr. Gonzaga parabeniza a classe médica e recorda sua trajetória na Medicina
Na manhã desta quinta-feira, 17, o vereador Dr. Gonzaga (MDB), que é médico, fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o Pequeno Expediente, para parabenizar a classe pelo Dia do Médico.
O parlamentar aproveitou para descrever um pouco da sua trajetória na profissão de médico. “A minha escolha pela Medicina foi uma decisão tomada já na infância, sem nenhuma dúvida quanto ao meu futuro profissional. Tudo começou quando minha mãe, antes de morrer, pediu às filhas mais velhas que cuidassem de mim e me incentivassem nos estudos, para que um dia eu me transformasse em um grande médico, como ela sempre sonhou. Esse lema do bem, de ser um médico para cuidar das pessoas, para que elas não morressem por falta de assistência médica, vem de como minha mãe norteou minha vida para sempre e abriu o caminho para a profissão tão sonhada”, disse Dr. Gonzaga.
Ainda em seu pronunciamento, Dr. Gonzaga destacou o início de sua carreira, relembrando os primeiros anos de atuação na área, quando estagiou na própria Universidade, como Coordenador da Equipe Médica do Vestibular. Em seguida atendeu no Asilo Rio Branco, no SAME, na Maternidade Hildete Falcão, e na equipe do Dr. Calumbi, que era seu professor de Cirurgia Geral na época.
Da convivência com os idosos nos asilos, veio o desejo de cuidar dessas pessoas. Foi então que ele fez o curso de pós-graduação em Geriatria e Gerontologia, especializando-se no cuidados com os idosos. Mais tarde, fez outra pós-graduação, dessa vez em Medicina do Trabalho.
O primeiro emprego efetivo como profissional foi como médico da Secretaria de Saúde, quando foi designado para atender na cidade de Poço Verde, no sertão do Estado. Nessa época também trabalhou simultaneamente como médico da Prefeitura de Cristinápolis e de Nossa Senhora da Glória, além de atender, em alguns períodos, nas cidades de Santa Luzia Itahyn, Fátima, Peripiranga e Cícero Dantas, todas localizadas no Estado da Bahia, próximas ao município de Poço Verde. Dr. Gonzaga também foi médico do SESI por quase 20 anos, atendendo a maior parte desse tempo na cidade de Maruim. Como médico do trabalho atuou e ainda atua em algumas das maiores indústrias privadas do Estado, nas cidades de Aracaju, Laranjeiras, Estância e Riachuelo.
Dr. Gonzaga nasceu em Aracaju, filho de Elias Gonzaga da Silva, falecido em 2008, e de Josefa Vieira de Santana, falecida quando ele era ainda um menino, uma perda que, segundo ele, marcou completamente a sua infância e o seu destino como profissional. Do pai, militar, herdou a educação rígida e disciplinada, o caráter e a ética, ensinamentos que ele procura transmitir para seus filhos, conservando as noções de respeito e responsabilidade, o que ele considera um dos maiores legados recebidos do seu pai.
Mas foi da mãe, apesar do pouco convívio, que herdou a referência para tudo o que faz. “Costumo dizer que toda a minha vida, meus sonhos, desafios e projetos são pautados no ‘antes’ e ‘depois’ dela, de quem me orgulho de ter herdado sentimentos que considero primordiais na minha vida e na de todos: simplicidade, amor e solidariedade”, declarou.