Dr. Gonzaga faz balanço do mandato de 2018

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/02/2019 09h59, última modificação 19/02/2019 09h59
Dr. Gonzaga faz balanço do mandato de 2018

Foto: Assessoria do parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) retoma os trabalhos legislativos nesta terça-feira, dia 19, e o vereador Dr. Gonzaga (MDB) aproveita a oportunidade para fazer um balanço do seu mandato em 2018. “Foi um ano bastante positivo e bem movimentado, com destaque para as visitas assíduas em diversos bairros, compartilhando com os moradores as suas demandas e necessidades”, disse o parlamentar.

Dr. Gonzaga voltou a afirmar que essa é a sua principal missão como vereador, estar presente nas comunidades, interagir com o povo e dar atenção as suas necessidades, pois a população precisa se sentir representado pelo seu representante na Câmara.

O vereador disse que, como consequência disso, protocolou inúmeras indicações dirigidas aos órgãos públicos, para atender as solicitações recebidas da população, quando de sua visita nos bairros. “Geralmente os pedidos estão relacionados ao tapamento de buracos, recapeamento asfáltico, limpeza de córregos e canais, implantação ou pintura de quebra-molas e poda de árvores”, exemplificou.

O vereador acrescentou, porém, que na maioria das vezes é necessário ir diretamente ao órgão responsável para reforçar um pedido e agilizar uma solução, o que fez inúmeras vezes durante o mandato. “É impressionante como Aracaju ainda está carente de itens considerados básicos em qualquer pequena cidade, mas especificamente em uma capital, como esse tipo de serviços nas vias”.

Dr. Gonzaga também falou sobre suas ações de cunho social e cultural, como a festa junina que é realizada há 11 anos na rua onde está instalado o seu gabinete, com o objetivo de entreter os amigos, mas também de cunho social, uma vez que arrecada alimentos que são doados pelos participantes, os quais são distribuídos posteriormente em comunidades carentes.

O parlamentar apresentou, em 2018, alguns projetos de lei que considerou de suma importância para a população. Um deles é o que trata da adaptação de banheiros para pessoas ostomizadas, cujo objetivo é usar a própria estrutura dos banheiros para pessoas com necessidades especiais, que devem receber a instalação de equipamentos adequados para suas práticas higiênicas específicas, e também a colocação do Símbolo Nacional da Pessoa Ostomizada, na entrada desses banheiros, indicando que aqueles sanitários possuem instalação adaptada para pessoas ostomizadas.

Outro projeto apresentado foi o que trata da disponibilização de exames pré natal para os parceiros das gestantes, que consiste de um conjunto de exames, avaliações e orientações visando o diagnóstico preventivo e o tratamento de doenças que possam de qualquer forma afetar a sua saúde, a da mulher e a do bebê, como as hepatites B e C, HIV, Sífilis; glicemia e colesterol; e, para os maiores de 45 (quarenta e cinco) anos, exame de PSA, para prevenção de câncer de próstata.

A pouca adesão da população para receber as vacinas obrigatórias, foi o que motivou o vereador a apresentar um projeto de lei obrigando os pais ou responsáveis por crianças em idade escolar a apresentar a carteira de vacinação atualizada ou do comprovante de vacinação efetuada, no ato de matrícula em ensino infantil, fundamental e médio, nas escolas públicas e privadas.

“Minha expectativa para este ano de 2019 é continuar desenvolvendo esse trabalho e me empenhando junto à população, com o intuito de melhorar as condições de vida e fiscalizar e cobrar da prefeitura ações e promessas que ficaram pendentes em bairros da Zona Norte e Zona de Expansão, especialmente”, concluiu Dr. Gonzaga.