Dr. Gonzaga faz alerta sobre os constantes acidentes com idosos

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/07/2018 09h10, última modificação 16/07/2018 09h59
Dr. Gonzaga faz alerta sobre os constantes acidentes com idosos

Foto: César de Oliveira

Cada vez mais frequentes, os acidentes domésticos na terceira idade podem trazer graves consequências para a saúde e o bem estar dos idosos, muitas vezes causando danos físicos irrecuperáveis e ou até mesmo a sua morte, como foi o caso do idoso de 94 anos, que morreu após cair, do terceiro andar, no fosso de um elevador, na última sexta-feira, 13, em um prédio localizado na Avenida Adélia Franco.

Estatísticas apontam que mais de 75% dos acidentes com idosos ocorre dentro da própria casa ou em suas imediações, sendo que os casos mais frequentes são as quedas, que acontecem com maior incidência dentro do ambiente domestico, mas também podem acontecer ao atravessar as ruas, ao subir nos ônibus ou se locomoverem dentro deles, e até mesmo ao usar o elevador do condomínio.

“Com o avanço da idade, essas pessoas apresentam diminuição da visão, dos reflexos e da coordenação, por isso precisam ser acompanhados de perto por um adulto responsável, evitando tragédias como essa do elevador”, explicou o médico e vereador Dr. Gonzaga (MDB).

O parlamentar lembra que essa preocupação com os idosos e os acidentes a que eles estão sujeitos no dia a dia foi uma das razões que fez com que ele apresentasse um projeto de lei na Câmara de Aracaju, criando a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos de Idosos.

De acordo com o projeto, a Secretaria de Saúde deveria realizar ações preventivas, durante uma semana por ano, com uma programação de palestras, cursos e outros eventos de divulgação, com o objetivo de esclarecer a população sobre a crescente incidência de acidentes domésticos de idosos, suas causas, e os cuidados a serem adotados para a prevenção e a atenuação de suas consequências. “Infelizmente, a Lei aprovada na Câmara não saiu do papel, o que poderia ser eficiente nos cuidados dos familiares e profissionais que tomam conta de idosos, evitando que os mesmos se envolvam em acidentes evitáveis, como esse do idoso que caiu no poço do”, lamentou o vereador.

Dr. Gonzaga disse que de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do País ocorre com pessoas com mais de 60 anos. E o mais espantoso é que cerca de 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura. “Um programa de prevenção por parte do município, com orientações sobre algumas medidas simples e modificações fáceis de serem executadas no ambiente doméstico com certeza irá contribuir para tornar seus lares mais seguros, diminuindo os acidentes e contribuindo para a qualidade de vida dos nossos idosos”, explicou.