Dr. Gonzaga faz alerta para violência contra idosos

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/06/2020 16h04, última modificação 15/06/2020 16h04
Dr. Gonzaga faz alerta para violência contra idosos

Foto: Ascom CMA

O vereador Dr. Gonzaga (PSD) enfatizou a importância da data de 15 de junho, quando é comemorado o Dia da Conscientização da Violência contra o Idosolembrando da necessidade de criar uma consciência social e política de que a violência contra os idosos são ações cada vez mais comuns entre as famílias e também para disseminar a ideia de que isso não é uma coisa normal.

“A violência praticada contra os idosos é crime e violação aos direitos humanos, causando males físicos e psicológicos em pessoas que devem ser protegidas para garantir que possam envelhecer de forma saudável e com dignidade”, disse o vereador.

O parlamentar disse que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) até o ano de 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas e até lá teremos mais idosos do que crianças no planeta. “Infelizmente, temos conhecimento de que o número de casos de violência vem crescendo na mesma proporção do envelhecimento populacional, uma estatística vergonhosa que atinge os lares de todas as classes sociais”, lamentou.

Dr. Gonzaga, que é médico especialista em idosos, lembrou que a pessoa idosa é vítima de várias formas de violência, desde negligência, agressão psicológica, abuso financeiro, agressão física e verbal, medida protetiva e até violência sexual.

“A negligência ainda é a principal forma de violência contra o idoso, que muitas vezes são abandonados dentro da própria casa, sem o cuidado adequado”, disse Dr. Gonzaga, informando que a negligência caracteriza-se de diversas formas, como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, proteção contra o frio e o calor, atenção e carinho.

O vereador também alertou sobre o mau atendimento que acontece nos transportes coletivos, que é também uma forma de violência praticada diariamente contra o idoso. “Em 2005, nós aprovamos na Câmara a Lei nº 3.334, de minha autoria, que determina que a SMTT crie um programa de atendimento ao idoso, cujo foco principal é o treinamento e a capacitação dos motoristas, cobradores no trato ao usuário idoso”. Dr. Gonzaga disse que o objetivo da Lei é justamente treinar esses profissionais e conscientizá-los sobre o tratamento adequado que deve ser dado aos idosos.