Dr. Gonzaga fala sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo
O vereador Dr. Gonzaga (MDB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que é comemorado no Brasil amanhã, 29 de agosto. O objetivo do parlamentar é conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro e alertar os fumantes sobre os terríveis malefícios desse vício.
“Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial, sendo, portanto, um problema de saúde pública”, expôs Dr. Gonzaga.
O vereador disse que de acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões, se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. Destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo. “É importante lembrar que não é só o fumo ativo que faz mal, o passivo também aumenta os riscos de doença. O tabagismo passivo aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto”, ressaltou Dr. Gonzaga.
O tabaco está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral.
Parceria
O vereador ressaltou a importância de o Estado e os municípios, de promoverem campanhas e ações de alerta para prevenção desse mal. “Trata-se de um vício, efetivado por meio da nicotina, substância que causa a dependência no fumante. Então é necessário que o Estado e os municípios de Sergipe se mobilizem e realizem campanhas e ações sobre o mal trazido pelo fumo”, afirmou o vereador, ressaltando que a TV Câmara também possa fazer a campanhas nos meios de comunicação e rede social.
Dr. Gonzaga também lembrou que além da saúde do indivíduo fumante, o fumo também faz mal ao meio ambiente, citando alguns exemplos: para cada 300 cigarros fabricados, uma árvore é queimada; o cigarro, levado pela chuva para rios, lagos e oceanos, prejudica peixes e aves marinhas; as pontas de cigarros lideram os itens mais coletados nas praias e corresponde a até 50% de todo lixo coletado em ruas e rodovias; um maço de cigarros por dia sacrifica uma árvore a cada 15 dias; guimbas de cigarro quando descartadas acesas provocam 25% de todos os incêndios no planeta; filtros de cigarro demoram cerca de 25 anos para se decompor;
Ainda segundo o parlamentar, as crianças fumantes passivos (filhos de pais fumantes) apresentam maior possibilidade de contrair pneumonia, bronquite, otite e asma. “Mesmo quem não fuma, mas respira a fumaça de produtos de tabaco, corre risco de ter câncer de pulmão, infarto e muitas outras doenças graves”, alertou.
Para se ter uma ideia dos benefícios de parar de fumar, Dr. Gonzaga explicou que a respiração, o fôlego e os batimentos cardíacos começam a voltar ao normal no primeiro dia sem fumar. “Então, vale a pena largar o fumo hoje mesmo”, completou.