Dr. Gonzaga fala sobre importância da Semana Municipal de Prevenção do Câncer de Boca

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/10/2018 11h59, última modificação 24/10/2018 11h59

Foto: Gilton Rosas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando diversas ações este mês, como parte da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, campanha que acontece todo mês de outubro, em cumprimento a Lei Municipal 3.764, de autoria do vereador Dr. Gonzaga (MDB).

Um dos pontos positivos da programação foi a palestra realizada para o grupo do Programa de Controle do Tabagismo, do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Augusto Franco. Segundo a referência técnica (RT) do Programa Municipal de Saúde Bucal da SMS, Iucema Santana, o tabagismo é um fator de risco, e se for associado ao consumo de álcool esse risco aumenta ainda mais. “Além de o fumante aspirar a fumaça que vai para o pulmão e causar o câncer, o hábito de fumar também traumatiza os lábios e pode provocar o câncer de boca. Por isso é importante alertar as pessoas que estão predispostas a deixar de fumar para fazer o autoexame e se detectar alguma anormalidade fazer imediatamente a biópsia, pois quanto mais rápido for feito o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura”, informou.

Dr. Gonzaga disse que a ação de prevenção é realizada durante todo o ano, mas a intensificação é realizada na Semana de Prevenção do Câncer. “O câncer de boca pode afetar os lábios e o interior da cavidade oral. O Brasil é o terceiro país com mais casos de câncer bucal do mundo, ficando atrás somente da Índia e da antiga Tchecoslováquia. São números alarmantes que precisam de atenção especial”, alertou o parlamentar.

O parlamentar explica que vários fatores de risco potencializam o desenvolvimento da doença, mas o tabagismo é o primeiro da lista. A maioria dos pacientes portadores desse tipo de tumor é tabagista. “O hábito de mascar tabaco aumenta, e muito, a possibilidade de desenvolvimento do câncer bucal, como também a falta de higiene bucal, a alimentação pobre em vitaminas e minerais, e a exposição excessiva ao sol”, informou o vereador, que também é médico.

Dr. Gonzaga lembra, ainda, que o objetivo do programa é conscientizar e orientar a população aracajuana sobre os perigos da doença. “A informação é o primeiro passo para que as pessoas conheçam os modos de prevenção e de diagnóstico precoce, que aumentam as chances de cura”, comentou, parabenizando a Prefeitura Municipal de Aracaju pelo trabalho realizado todos os anos em prol dessa causa.