Dr. Gonzaga fala sobre Doença de Alzheimer

por Evanice Filha, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 19/09/2018 14h03, última modificação 19/09/2018 14h03
Dr. Gonzaga fala sobre Doença de Alzheimer

Foto: Gilton Rosas

Em pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 19, o vereador Dr. Gonzaga (MDB) falou sobre a importância do “Setembro Violeta”, lembrado como o mês da conscientização sobre o problema da doença de Alzheimer e para mostrar como é possível auxiliar as pessoas que sofrem desse transtorno neurogenerativo.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com a doença de Alzheimer (DA), que é o tipo mais comum de demência e atinge, principalmente, pessoas acima dos 60 anos”, explicou o parlamentar.

A doença não é reversível e nem tem cura, por isso é necessário um diagnóstico eficiente e rápido para prevenções. “A estimativa é de que 135 milhões de pessoas estarão convivendo com a demência até 2050, sendo cerca de 68% em países de baixa e média renda”, informou.

Ainda em seu pronunciamento, o vereador informou que com o tratamento adequado as pessoas com Alzheimer podem ter uma melhor qualidade de vida. Dr. Gonzaga, que é médico especialista em idosos, disse que sempre tive essa preocupação com o acompanhamento e tratamento do Alzheimer, tanto que em 2006 apresentou um projeto, que foi aprovado e virou Lei nº 3341, autorizando a criação de um programa municipal de diagnóstico, assistência e tratamento ao portador do mal de Alzheimer nas unidades básicas de saúde do município.

O vereador também destacou a ampla programação que está sendo realizada pela ABRAz Sergipe – Associação Brasileira de Alzheimer, com ações informativas nos principais shoppings da cidade, bem como oficinas, rodas de conversas e a 10ª Caminhada pela Qualidade de Vida do idoso e do Doente de Alzhermeir , que será realizada no domingo na Orla de Atalaia. “Parabéns à ABRAz pelo excelente trabalho”, concluiu.