Dr Gonzaga e Hospital dos Rins incentivam exames masculinos

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/11/2019 16h19, última modificação 21/11/2019 16h19
Dr Gonzaga e Hospital dos Rins incentivam exames masculinos

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) recebeu, hoje, na Câmara Municipal de Aracaju, a visita do assessor de Marketing do Hospital do Rim de Sergipe, Rodrigo Gomes, que lhe entregou um vale-exame para realização do teste de PSA, como parte de uma ação idealizada para a campanha Novembro Azul, que trata da saúde do homem.

O Hospital do Rim de Sergipe e o vereador Dr. Gonzaga estão atuando em parceria com o objetivo de incentivar a prevenção e os cuidados com a saúde do homem. Como parte dessa parceria, o Hospital está praticando preços promocionais nos principais exames preventivos relacionados à saúde do homem, durante o mês de novembro.

Dr. Gonzaga é autor da Lei nº 4.101, que determina que a Secretaria Municipal da Saúde disponibilize na rede pública do Município de Aracaju o exame sanguíneo de PSA para detectar câncer de próstata em homens com idade igual ou superior a 45 anos.

Segundo o parlamentar, que também é médico, assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto as incidências como a mortalidade aumentam exponencialmente após a idade de 50 anos.

O exame de PSA é considerado pela classe médica como a forma mais eficaz para detecção de câncer de próstata, um dos mais letais para o público masculino. “Temos observado, nos últimos anos, um substancial aumento nas taxas de incidência do câncer de próstata, embora ainda não se possa afirmar se isso se deve ao aumento efetivo de novos casos ou pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro”, explicou o vereador.