Dr. Gonzaga destaca trabalho e dedicação pelos idosos

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/10/2018 09h32, última modificação 02/10/2018 09h32
Dr. Gonzaga destaca trabalho e dedicação pelos idosos

Foto: César de Oliveira

Ontem, 1º outubro, dia em que se comemora o Dia do Idoso, o vereador Dr. Gonzaga que tem a maioria do seu eleitorado representado por pessoas idosas, declarou que desde o seu primeiro movimento de trabalho, apresentou e obteve êxito na aprovação de Projetos de Leis e Emendas, com o intuito de garantir que cada cidadão idoso da cidade possa ter “voz e vez”, promovendo e fiscalizando na esfera pública o cumprimento dos direitos instituídos pelo Estatuto do Idoso.

Uma de suas primeiras leis aprovadas foi a que determina que a SMTT crie um programa de treinamento e capacitação de todos os motoristas, cobradores e fiscais das empresas de transporte coletivo, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento ao idoso que utiliza o transporte público, uma vez que os idosos são frequentemente vítimas de desrespeito e falta de atenção por parte destes profissionais. “Por apresentarem menor agilidade e firmeza de movimentos, os idosos muitas vezes caem ou ficam presos nas portas, com risco de sofrerem acidentes, que podem causar sérios danos físicos à sua saúde, ou até mesmo a morte, devido à fragilidade óssea que eles apresentam”, explicou o parlamentar.

Outra lei de grande repercussão de autoria de Dr. Gonzaga foi a que determinava a distribuição gratuita de fraldas descartáveis para idosos e deficientes carentes. Em sua justificativa o vereador, que é médico, disse que em suas visitas se deparava com vários idosos acamados, vítimas de AVC ou traumatismo, em situações bastante precárias de higiene, porque não podiam adquirir a fralda descartável, apelando para a importância da situação.

Segundo o parlamentar, a fralda descartável é um produto fundamental para a manutenção da higiene e bem-estar dos idosos acamados com problemas de saúde, como o Mal de Alzeihmer ou após a ocorrência de um AVC, por exemplo, e também para as pessoas que possuem deficiência física de alto grau. “Infelizmente, muitas famílias não possuem um orçamento mensal adequado para arcar com as despesas desse produto”, esclareceu o parlamentar, lembrando que de acordo com Art. 9º do Estatuto do Idoso éobrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

Recentemente também foi aprovada a Lei que cria a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos de Idosos. “Os acidentes domésticos na terceira idade podem trazer graves consequências para a saúde e o bem estar dos idosos, muitas vezes causando danos físicos irrecuperáveis e ou até mesmo a sua morte”, disse Dr. Gonzaga