Dr Gonzaga destaca Lei de Educação Ambiental

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/06/2020 11h24, última modificação 03/06/2020 11h24
Dr Gonzaga destaca Lei de Educação Ambiental

Foto: Ascom/CMA

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental, 3 de junho, o vereador Dr. Gonzaga (PSD) destaca a Lei nº 5.220/2019, de autoria, aprovada em julho do ano passado, que instituiu a Semana Ambiental nas Escolas Municipais de Aracaju, a qual deverá ser comemorada sempre na primeira semana do mês de junho, dedicada a se discutir e refletir sobre o Meio Ambiente.

De acordo com o texto da Lei, na Semana Ambiental as escolas municipais deverão desenvolver competições entre os alunos, gincanas interescolares, projetos científicos e outras atividades, sempre abordando temas ambientais, favorecendo o desenvolvimento de hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza.

“Infelizmente, no primeiro ano em vigor da Lei, estamos vivendo esse momento peculiar, com a pandemia do coronavírus e a quarentena imposta a sociedade, que culminou com o fechamento das escolas, inviabilizando quaisquer ações relativas ao que prega a Lei em questão”, lamentou o parlamentar.

Dr. Gonzaga lembrou, porém, que independente da crise atual de saúde pública, a saúde do planeta está cada vez mais crítica e merece atenção, sugerindo que devemos aproveitar o momento para repensar nossas ações em relação ao meio ambiente e como podemos construir um mundo melhor para as futuras gerações.

“Para reverter essas situações, precisamos desenvolver políticas públicas de sustentabilidade ambiental, levando as crianças e jovens em idade escolar a pensar no meio ambiente como um modo de sobrevivência do planeta em que habitamos”, exemplificou.

O parlamentar argumentou que é preciso despertar nas crianças e adolescentes uma consciência ambiental o quanto antes, estabelecendo critérios de limites de consumo, desenvolvendo hábitos simples de economia de luz e água, além de melhorias de uso de materiais que não agridam o meio ambiente.

“Nosso principal propósito ao criar essa Lei é promover uma ação de caráter educativo e ambiental, visando estimular a reflexão dos alunos e educadores sobre questões e problemas relacionados ao meio ambiente”, disse. “Acreditamos que ao despertar nas crianças e jovens o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e discutir as ações humanas que vêm causando sérios riscos ambientais aumentamos as chances de criar adultos com uma nova consciência, voltada para o processo de proteção e preservação do planeta”, concluiu.