Dr. Gonzaga convoca população para se vacinar contra a gripe

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/04/2019 11h59, última modificação 23/04/2019 11h59
Dr. Gonzaga convoca população para se vacinar contra a gripe

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 23, para alertar a população sobre a necessidade de receber a vacina contra a gripe, cuja campanha teve início no último dia 10 de abril, com a vacinação de 17,4% das gestantes e 12,5% das crianças, em todo o país.

Dr. Gonzaga lembrou que começou ontem, dia 22, a nova fase da campanha, com a disponibilização da vacina para as pessoas dos outros grupos prioritários, que podem ir às unidades de saúde do município até o dia 31 de maio. O público-alvo dessa nova fase são os idosos, os trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou condições especiais, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das forças armadas).

Segundo o Ministério da Saúde esses são grupos de risco, que estão especialmente expostos ao vírus da gripe (influenza) ou correm um maior risco de complicações – até porque essa doença é mais grave do que um simples resfriado. A meta do governo é imunizar 90% do público-alvo.

“Como parlamentar e também como médico, quero orientar especialmente os idosos sobre a importância de receber a vacina nesse momento, antes do início do inverno, quando as chuvas e as temperaturas mais baixas deixam o idoso mais vulnerável a contrair uma gripe”, explicou Dr. Gonzaga.

O vereador explicou que com o avançar da idade ocorre um fenômeno que chama “imunossenescência”, que consiste em mudanças no sistema imunológico da pessoa, mais intimamente relacionado com a capacidade de o organismo se proteger de infecções, tumores e doenças autoimunes.

“A vacina é a medida mais eficaz para conter vírus como os influenzas e HN1”, alertou Dr. Gonzaga.