Dr. Gonzaga comenta estatísticas do câncer de mama para 2017
O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) comentou, preocupado, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima que Sergipe deverá ter cerca de 450 novos casos de câncer de mama em 2017, sendo 230 só em Aracaju. No Brasil, o número deve alcançar 58 mil novos casos. Os dados são relacionados às estimativas de incidência de casos para os anos de 2016 e 2017.
Dr. Gonzaga disse que os números são alarmantes, o que requer uma atenção maior por parte dos setores de saúde pública e também da sociedade. “As mulheres também têm que se conscientizar de que a prevenção é fundamental para se obter um diagnóstico precoce, o que facilita o tratamento e até a cura da doença”, alertou o parlamentar, que também é médico.
Por outro lado, as unidades de saúde devem estar preparadas para oferecer os exames de prevenção, entre eles a mamografia, que é a principal aliada das mulheres para detectar os possíveis tumores na fase inicial da doença o que aumenta, e muito, as chances de cura. O câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. “Nós estamos conscientes dessa necessidade de disponibilizar esses exames gratuitos para as mulheres aracajuanas, mas também reconhecemos que há ainda um muito desconhecimento por parte das mulheres da periferia sobre a importância de se fazer os exames preventivos”, lamentou Dr. Gonzaga.
O vereador explicou que fez recentemente um levantamento rápido em bairros como Soledade, Cidade Nova e Santos Dumont, e contatou que a maioria das mulheres nunca tinha feito uma mamografia, mas também nunca tinham procurado uma unidade de saúde para realizar. Simplesmente, não tinham essa consciência da importância vital que é fazer esse exame, principalmente depois dos 50 anos. “Uma das minhas preocupações é não apenas a de facilitar o acesso dessas mulheres ao exame gratuito, mas também conscientizar essa população de que o assunto é sério e importante. Que a doença acontece com muita frequência e mata rapidamente, se não for tratada precocemente”, concluiu o vereador, informando que no próximo sábado, 21, vai promover uma ação especial do “Outubro Rosa”, com o propósito de atender as moradoras do bairro Soledade, da Zona Norte da capital.