Dr. Gonzaga alerta sobre o controle do mosquito da dengue

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/07/2019 09h59, última modificação 05/07/2019 09h59
Dr. Gonzaga alerta sobre o controle do mosquito da dengue

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) acompanha com preocupação o resultado do quarto Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que está sendo feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e que termina nesta sexta-feira. O último Levantamento, divulgado no dia 17 de maio, indicou o risco médio de uma infestação de dengue em Aracaju, com um aumento de 1,2 para 1,8, fazendo com que a Prefeitura intensificasse as atividades para conter os casos da doença.

Nessa etapa de coleta de campo do LIRAa, os agentes de endemias visitam as casas e estabelecimentos comerciais de bairros da capital em busca de possíveis focos de larvas do mosquito, e orientam a população como identificar os criadouros e destruir focos.

Dr. Gonzaga alerta que o controle efetivo dos focos depende muito da conscientização e comprometimento da população, tomando as medidas necessárias de prevenção em suas casas e quintais, não jogando lixo nas ruas e em terrenos e canais e também ficando de olho na sua vizinhança.

“Nós, parlamentares, também precisamos intensificar nossas cobranças junto aos gestores públicos, para que promovam a limpeza adequada dos ambientes públicos como ruas, canais, praças, lagos artificial e cemitérios, e para que façam o recolhimento correto e regular do lixo”, exemplificou o vereador. “Infelizmente, a dengue é uma doença que não tem como imunizar, então o único jeito de reduzir o mal é começando a combater o mosquito dentro da nossa própria casa”, advertiu.

O parlamentar disse, ainda, que a preocupação com a proliferação do mosquito não se restringe apenas a Aracaju, mas para com todo o estado de Sergipe, que registrou um aumento de 331% no número de casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2108. “Segundo os dados do Ministério da Saúde, 43 dos 75 municípios de Sergipe estão em alerta e três em risco de surto, o que nos deixa alarmados”. O vereador solicitou ao governador Belivado Chagas uma maior atenção com esses dados e que promova a ampliação das equipes de endemias nos domicílios sergipanos.