Dia Nacional da Síndrome de Down e de Luta contra o Racismo são lembrados pelo Professor Bittencourt
O vereador Professor Bittencourt, líder do prefeito na Câmara, iniciou a sessão desta terça-feira, 21, destacando a importância do Dia Nacional da Síndrome de Down. O parlamentar homenageou a população portadora e falou o quanto cada cidadão é fundamental para o fortalecimento da sociedade.
"Nasci no Bairro Industrial e tive a infância marcada pela presença do amigo Carlinhos, que tem Síndrome de Down. Tenho lembranças positivas da presença dessa figura. Minha admiração, também, ao grande Marcos, filho do amigo Bosco Rollemberg. Marquinhos é um dos militantes mais presentes, participativos e assíduos do PC do B em Sergipe", destacou Bittencourt.
O vereador enalteceu, ainda, que "precisamos cada vez mais empenhar esforços para que a discriminação a esse universo tão afetivo e expressivo e inteligente seja mais minimizada".
Racismo
O vereador Professor Bittencourt destacou o Dia Internacional de combate à discriminação racial. O parlamentar solidarizou-se a todos aqueles que fazem a luta constante e intensa conta qualquer discriminação.
"O racismo no Brasil ainda é uma das marcas mais preponderantes. Somos um país notadamente negro e mestiço. O livro "O Povo Brasileiro", de Darcy Ribeiro diz que somos a expressão mais evidente da soma das raças e etnias. É isso o que nos torna grandioso. Somos uma Câmara com muitas matizes", pontuou.
Bittencourt destacou que ainda é grande o índice da população negra em favelas, presídios, com desemprego e que são poucos aqueles que ocupam grandes cargos. 70% dos jovens negros brasileiros são assassinados.
"Infelizmente, ao longo da nossa história, o negro é tratado como inferior. O racismo institucional ainda é presente. Precisamos discutir cada vez mais essa temática . É uma sociedade que pratica o racismo e não enxerga o racismo praticado", enfatizou.
Professor Bittencourt encerrou o discurso homenageando o ator Severo D'Acelino e professora Maria Nely dos Santos, que representam Sergipe na luta contra qualquer tipo de discriminação.