Dia Mundial do Meio Ambiente: mandato de Professora Ângela Melo é uma voz em defesa da justiça socioambiental

por Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h19
Dia Mundial do Meio Ambiente: mandato de Professora Ângela Melo é uma voz em defesa da justiça socioambiental

Foto: Assessoria de Comunicação

“Não há humano sem natureza, não há humanidade sem biodiversidade, não há gente sem planta, sem água, sem ar, sem solo, sem outros animais. Por isso, o nosso compromisso com o meio ambiente é um compromisso com a garantia de um lugar melhor para todo o ecossistema que somos parte”.

Com essa afirmação, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 05 de junho, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) enfatizou a importância que a justiça socioambiental tem na sua atuação parlamentar.

As diversas proposituras que Ângela já apresentou – algumas já aprovadas, inclusive – indicam que o respeito e a preservação socioambiental são uma prática do seu mandato.

Um exemplo neste sentido é o Projeto de Lei 220/2022, aprovado em redação final na semana passada, que torna as Canoas Sergipanas um Patrimônio Cultural e Imaterial de Aracaju. “Só há canoa se houver rio, se houver mar. Não há canoa para ficar parada. A canoas sergipanas dizem respeito a modos de vida que respeitam o meio ambiente. Por isso, falar nas canoas sergipanas é também falar em justiça socioambiental”, disse Ângela.

Indicação 174/2021, que propõe a revitalização da Lavanderia Pública localizada no conjunto Manoel Preto, no bairro Santo Antônio, é outro exemplo da atuação de Ângela em favor da questão socioambiental. “Além do uso comunitário, contribuindo para as famílias daquela região, a Lavanderia Pública é uma importante experiência de uso compartilhado e consciente da água, mas que, pelo estado de abandono, tem o seu papel socioambiental prejudicado”, ressaltou a parlamentar.

Ângela também é autora do Projeto de Lei 39/2023, que dispõe sobre o Estatuto das Populações Extrativistas e institui o Dia Municipal da(do) Extrativista.

Uma das comunidades tradicionais de Aracaju é a do extrativismo da mangaba, que é acompanhada por Ângela desde o início do seu mandato. Vale lembrar que, no primeiro semestre, a vereadora foi a Brasília, junto com representantes dessa comunidade, e se reuniu com ministros do Governo Lula, a exemplo de Sílvio Almeida (Direitos Humanos) e Márcio Macedo (Secretária-Geral da Presidência), para buscar apoio às demandas da população extrativista.

O apoio de Ângela às reivindicações dos moradores e moradoras da Jabotiana também demonstram o seu compromisso com a justiça socioambiental. Algumas demandas da população daquele bairro que têm o apoio da parlamentar são: a revitalização e desassoreamento do rio Poxim; a revisão da estrutura dos canais, como o do Largo da Aparecida e da avenida Coronel Sizinio da Rocha; e uma unidade de conservação do Poxim que envolva todo o trecho estuarino, dentre outras.