Dia Mundial do AVC: vereador Isac protocola PL que busca a prevenção

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 16h32, última modificação 29/10/2019 16h32
Dia Mundial do AVC: vereador Isac protocola PL que busca a prevenção

Foto: Gilton Rosas

A segunda causa de morte no mundo e também no Brasil, é o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade, mas há prevenção. De acordo com a Organização Mundial em AVC (World Stroke Organization - WSO), esse cuidado pode evitar 90% dos casos.

Pensando em evitar mais casos na capital sergipana o vereador Isac Silveira (PCdoB) protocolou na Câmara Municipal de Aracaju um Projeto de Lei (PL) que visa criar o Programa Municipal de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral – AVC, que ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Conforme a Organização Mundial em AVC, a cada ano, 13,7 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem. Cerca de 90% dos casos estão ligados aos fatores de risco da doença: hipertensão, altos níveis de colesterol, diabetes e obesidade. Além disso, níveis excessivos de álcool e o tabagismo também aumentam o risco de sofrer um AVC. Existem também fatores que não podem ser controlados, como a idade e a pré-disposição genética.

O PL prevê ações de prevenção da doença, promovendo ações educativas, a realização de campanhas em unidades básicas de saúde e a orientação técnica para pessoas suscetíveis ao ACV. Convênios com instituições privadas poderão ocorrer para que as ações sejam promovidas. “O que a gente quer é deixar a população ciente dos riscos de um AVC e de como devem agir para prevenir. São projetos como esse que alertam os aracajuanos e em um futuro próximo, casos possam diminuir. Essa doença é arrebatadora, quando a pessoa não morre fica com sequelas terríveis. Se há uma maneira de evitar, por que não?”, indagou o vereador.