Dia Mundial do Autismo: “Quando o amor e carinho é a base, não existe dificuldade”, afirma Emília Corrêa

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 13h12, última modificação 02/04/2019 13h12

Foto: César de Oliveira

A falta de conscientização da sociedade e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que sofrem do “Transtorno de Espectro Autista – TEA” foram alguns dos assuntos abordados pela vereadora Emília Corrêa (Patriota), no Legislativo Municipal, no dia em que se celebra o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, tem como intuito esclarecer e conscientizar a população e governantes sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

De acordo com a vereadora e defensora pública, embora o Autismo seja considerado uma deficiência, não pode haver discriminação no ambiente escolar. “Não é tão raro ver noticiários de instituições exigindo valor extra ou a recusando matricular alunos autistas. Essa é uma prática ilegal. É crime. Esses alunos possuem direitos como qualquer outro, e estão amparados pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as legislações relacionadas às pessoas com deficiência”, argumentou.

Ainda sobre o assunto, Emília Corrêa falou sobre a importância de despertar o amor pelo próximo. “Infelizmente estamos vivenciando um período em que não se tem contemplado a empatia. Não nos colocamos no lugar do próximo. Esse “próximo”, ao qual me refiro, pode ser uma pessoa com deficiência ou não. Vamos aproveitar o dia de hoje para praticar o bem e se conscientizar. Sempre buscando e despertando o amor pelo pelos nossos irmãos”, concluiu.