Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é lembrado por Dr. Manuel Marcos
por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h20
Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e, para conscientizar os aracajuanos sobre a importação do diagnóstico precoce, o vereador Dr. Manuel Marcos (PDS) usou o grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o tema.
De acordo com os dado do levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de boca e laringe é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Já nas mulheres, é o quinto mais comum, ficando atrás do câncer de mama, tireoide, cólon e reto. No Brasil, o câncer de cabeça e pescoço deve acometer anualmente de 35 mil a 40 mil brasileiros.
“É importante que o dia de Conscientização de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço seja também deslumbrado e trabalhado pelas secretarias de Saúde, tanto de Aracaju, quanto do Estado. É preciso diagnosticar o mais rápido possível, principalmente os tumores em locais perigosos. Aprendemos na faculdade que toda anomalia precisa de atenção rápida" disse.
Dr. Manuel Marcos falou sobre a atenção para a prevenção. De acordo com ele, cerca de 60% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente, aumentando as possibilidades de sequelas no paciente e diminuindo as chances de cura. “Tive um parente que tinha um tumor e foi diagnosticado tardiamente, foi operado , teve uma sobrevida, mas não resistiu. Sofreu muito. Por isso, é importante ficarmos atentos”, enfatizou o parlamentar.
Ao finalizar seu discurso, o vereador fez uma homenagem a um amigo especialista das patologias. “Quero parabenizar meu amigo médico, Carlos Alberto Mendonça, que trata do tema em Sergipe. Um médico exemplar, que dedica sua vida a salvar outras”, concluiu.