Dia Mundial da Água: Breno Garibalde alerta para a preservação dos rios da capital

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 15h15, última modificação 04/11/2024 17h20
Dia Mundial da Água: Breno Garibalde alerta para a preservação dos rios da capital

Foto: Gilton Rosas

Na sexta-feira, 22, a Câmara de Aracaju realizou um evento em homenagem ao Dia Mundial da Água. Com o tema “22 de março: um olhar atento à importância da água”, o evento foi aberto ao público.

Como ambientalista, o vereador Breno Garibalde externou a preocupação com os problemas relacionados à água, principalmente no município de Aracaju.

“No dia de hoje, é muito importante estarmos aqui discutindo os inúmeros problemas que afetam o abastecimento de água na capital. É importante lembrar também que milhares de pessoas no Brasil ainda não têm acesso a esse recurso natural tão precioso, e isso precisa ser mudado. Acesso à água é um direito de todos!”

Breno ressalta ainda que a capital sergipana sofre graves problemas de destinação de esgoto na drenagem. “Na nossa cidade, os rios Poxim e Sergipe estão completamente mortos por conta da destinação irregular de esgoto. Precisamos urgentemente salvar o Rio Vaza-Barris, que é o nosso único manancial ainda preservado, mas está sofrendo um sério risco com os novos empreendimentos que estão sendo construídos na Zona de Expansão”, alerta Breno Garibalde.

Outro ponto ressaltado pelo parlamentar em sua fala foi a necessidade de entender a diferença entre drenagem e rede de esgoto. “Todos os canais de Aracaju são canais de drenagem. Não existe canal de esgoto em Aracaju, e por conta disso, o esgoto da cidade vai parar diretamente nos nossos rios. Além disso, grande parte da população de Aracaju não tem acesso à rede de esgoto, e isso é muito grave, é um problema de saúde pública. Então precisamos cobrar soluções, além de conscientizar a população para a preservação dos nossos mananciais”, acrescenta o vereador.