Dia Internacional de Luta das Mulheres é tema de Sessão Especial

por Ana Paula Machado - Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Dia Internacional de Luta das Mulheres é tema de Sessão Especial

Foto: Luciana Santos

A Gabineta Popular, da vereadora professora Sonia Meire (PSOL), realizou, na manhã da segunda-feira, 13, Sessão Especial com o tema ‘Dia Internacional de Luta das Mulheres’, em alusão ao dia 8 de março. O mês de março é marcado por diversos atos dentro e fora da Casa Legislativa.

A Sessão contou com a participação de diversas mulheres representantes de movimentos sociais, da sociedade e parlamentares. Estiveram presentes, na mesa de trabalho, além da presidente da Sessão, vereadora Sonia Meire, e da secretária, vereadora Emília Corrêa (Patriotas), a representante da secretaria de mulheres do diretório municipal do PSOL, Marília Cerqueira, a representante da ocupação do Centro Administrativo, Cleide Santos, a representante da Unidas Sergipe, Jéssica Taylor, a presidente da Associação Padre Luiz Lemper, Maria Aliene e Iza Negratcha, liderança da Frente pelo desencarceramento e do Comitê de Combate à Tortura.

“A Casa do povo precisa ouvir as mulheres que estão em luta todos os dias, luta por moradia, pela reserva extrativista, mulheres que lutam também pelo desencarceramento, mulheres trans. A gente precisa ouvir para buscar atender as demandas, com projetos que contemplem a vida, o direito a viver em Aracaju com dignidade”, comentou a vereadora Sonia Meire.
A deputada estadual Linda Brasil ressaltou a importância de lutar pelos direitos das mulheres, não apenas no mês de março. “É importante que lutemos e ocupemos os espaços durante todo o ano, nos organizando de forma coletiva para conseguirmos as conquistas que, na maioria das vezes, nos são negadas. Estar hoje como a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Assembleia é de grande responsabilidade e desafio e vamos seguir mostrando que não permitiremos ser engolidas pelo sistema”.

Para finalizar, a vereadora Sonia Meire falou sobre as atividades que ainda serão realizadas no mês de março pela Gabineta e sobre o ato Amanhecer por Marielle, em referência ao assassinato da vereadora do PSOL Rio de Janeiro, Marielle Franco em 14 de março de 2018.

“A sociedade precisa ouvir as mulheres, elas têm muito a contribuir, inclusive na construção de projetos de lei. Para isso, vamos continuar ouvindo as mulheres, com nossa Gabineta Popular, produzindo e propondo projetos para garantir dignidade para que as mulheres possam ter vida digna e a luta não para. Com atos, projetos, reflexão e trabalho por nós, pelas nossas, por Marielle”.