Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 13/05/2024 09h50, última modificação 13/05/2024 10h02
Câmara Municipal de Aracaju conta com profissionais da enfermagem em seu quadro funcional

No 12 de maio é comemorado o “Dia Internacional da Enfermagem”. No decorrer da história, a profissão se notabilizou por sua atuação na proteção da vida humana, seja na rotina das urgências médicas e internações hospitalares, ou em momentos marcantes para humanidade como as grandes guerras mundiais, epidemias e pandemias.

Nos últimos anos, com a pandemia do Covid-19, a enfermagem esteve ainda mais em evidência e o heroísmo da categoria foi colocado à prova mais uma vez. Esses profissionais foram essenciais no enfrentamento da doença, arriscando as próprias vidas em um momento de incertezas quanto à cura e tratamentos a serem adotados, assistindo, nos leitos, pacientes com uma enfermidade potencialmente contagiosa.

Enfermagem e CMA

Quando pensamos em enfermagem é até natural que a primeira imagem que venha a mente seja de um ambiente hospitalar. São os hospitais e unidades de saúdes que concentram o maior número de profissionais da enfermagem. No entanto, as possibilidades de exercício profissional dos enfermeiros são amplas.  Eles podem desempenhar atividades de atendimento em residências, ambulâncias, clínicas e em órgãos, como a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), onde exercem a enfermagem do trabalho.

O Setor Médico da CMA conta em seu quadro funcional com 2 enfermeiros e 2 técnicos de enfermagem. Eles prestam assistência aos servidores da Casa em atividades que envolvem  assistência por meio da consulta e procedimentos de enfermagem, além da realização de ações de educação voltadas à saúde. No setor, também são desempenhadas atividades de planejamento e organização com o objetivo de subsidiar práticas assistenciais.

A enfermeira da CMA, Bruna Siqueira, explica as diferentes vertentes em que os profissionais da enfermagem podem atuar.  “A enfermagem tem um campo de atuação bem abrangente, atua em diversos cenários: na área de hematologia, medicina transfusional, nefrologia com acompanhamento de pacientes renais crônicos, atua também na área de saúde pública fazendo medidas de prevenção e promoção à saúde como acompanhamento de gestantes, hipertensos, saúde da mulher, prevenção de câncer de colo de útero, de câncer de mama; além da própria assistência hospitalar que, no geral,  é o que as pessoas mais conhecem do trabalho da enfermagem. Trabalhamos também na área da saúde do trabalho fazendo o acompanhamento do trabalhador, da saúde ocupacional. Temos essa diversidade de campos de atuação na área da enfermagem”, disse Bruna.

A enfermeira destacou que é feito um trabalho preventivo com os colabores da CMA e contou como são desempenhadas as atividades no Setor Médico da instituição.  “Na Câmara Municipal de Aracaju, trabalhamos fazendo o acompanhamento clínico dos servidores, tanto em termo de prevenção, avaliação de exames, orientação de medidas de cuidados com a própria saúde, orientação de medidas de vacinação. A gente desenvolve ações para identificar precocemente algumas doenças. Trabalhamos mais no campo da prevenção, mas atendemos também aqueles profissionais que não se sintam bem, fazemos aquele primeiro acolhimento de urgência com as primeiras condutas que sejam necessárias”.

A Maiara Simões é enfermeira efetiva da CMA desde julho de 2022. Ela conta que o interesse pela enfermagem surgiu ainda muito jovem e que, na adolescência, ingressou no curso de enfermagem. Mesmo após anos de prática profissional e de hoje ter um olhar mais amplo a respeito da profissão, a enfermeira diz que a motivação para escolha da carreira permanece: cuidar do outro.

“Eu entrei na graduação de enfermagem aos 16 anos de idade. Na época, eu não tinha referências próximas de profissionais da área. Pouco conhecia sobre a real atuação da profissão. A minha maior motivação nessa escolha foi a vontade de cuidar do outro, a vontade de fazer a diferença na vida de alguém. Ao longo do curso e dos anos de profissão, eu enxerguei a relevância da enfermagem em diversas vertentes. A enfermagem vai muito além de cuidar do outro com amor e empatia. Enfermagem envolve a aplicação de práticas baseadas em evidências fundamentadas cientificamente. A atuação da profissão tem um leque muito amplo, incluindo diversas áreas assistenciais, gestão, ensino e pesquisa. Hoje o que me motiva na enfermagem é perceber que, na minha profissão, por meio de todas as ferramentas que nos são passadas em todo processo de formação educacional e experiência profissional, eu consigo de fato atingir o que me propus quando escolhi o meu curso. De alguma maneira eu consigo cuidar do outro e consigo fazer a diferença na vida de alguém”.

Enfermagem na História

Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, no dia 12 de maio de 1820. Sua paixão pela Enfermagem surgiu durante uma viagem ao Egito, quando fazia visitas a hospitais. Aos 14 anos, ela decidiu que cuidar dos enfermos era sua vocação, o que relatou em suas obras como sendo um chamado de Deus.

O principal reconhecimento de Florence Nightingale vem de sua forma de cuidar de soldados feridos e de treinar as enfermeiras no século XIX.  Ela foi a responsável por implementar essa prática de higiene (assim como várias outras) nos hospitais onde cuidavam dos feridos da Guerra da Crimeia. É preciso considerar que, nessa época, não se prestava muita atenção nos hábitos de lavar as mãos e de como isso era sério.

Dia da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas por meio do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.