Dia dos Bancários é comemorado em Sessão Especial
Na manhã desta segunda segunda-feira, 26, o vereador Américo de Deus (Rede) presidiu na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma Sessão Especial para homenagear o Dia Nacional dos Bancários, que é comemorado em 28 de agosto. A Sessão teve como objetivo mostrar o importante papel dos bancários na luta por um país mais justo e mais democrático.
Para compor a mesa, Américo de Deus, autor do Requerimento nº 119/2019, convidou: o vereador Lucas Aribé (PSB); a presidente do Sindicato dos Bancários (SEEB/SE), Ivânia Pereira; o presidente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB-SE), Adenilton Santana; a representante da Superintendência do Banco do Nordeste, Tatiana Marcia Silva Souza; o Diretor do Sindicato dos bancários da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Cláudio José Teixeira; e o Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil, Almir Souza Vieira.
Iniciando as falas, o diretor de teatro Raimundo Venâncio falou sobre a relação dos espetáculos teatrais com o Sindicato dos Bancários. “A gente sempre fez teatro com muitas dificuldades, mas eu sempre busquei uma independência, produzi meus espetáculos procurando alternativas e prova disso são trabalhos bem aceitos fora do Estado e em outros países. Eu não tenho uma companhia própria, mas sou convidado por várias companhias”, disse.
O presidente da CTB-SE criticou as políticas sociais e econômicas do Governo Federal, que segundo ele, prejudicam os bancos estatais. “Não é razoável o anúncio de redução da produção econômica por conta da tão propalada crise e, ao mesmo tempo, lê-se e ouve-se em todos os meios de comunicação o nível gigantesco do crescimento dos lucros dos bancos neste país, que dizem estar em crise. Então, não há crise para os banqueiros. Precisamos cobrar a conta desses que lucram com a crise e impor contrapartidas à sociedade”, apontou Adenilton Santana.
A representante da Superintendência do Banco do Nordeste, Tatiana Marcia Silva Souza, destacou a luta histórica para que este dia do bancário existisse e fosse reconhecido. “O movimento sindical surgiu no Século XVIII, na Inglaterra, sendo criado por operários que buscavam maior segurança no trabalho. O movimento sindical precisa continuar sendo uma organização social de luta em defesa dos trabalhadores, como também entidade que se preocupa com as condições de trabalho de seus representados”, comentou.
O Diretor do Sindicato dos bancários da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Cláudio José Teixeira, defendeu a necessidade de os bancários lutarem e alertarem a população sobre a atual situação da categoria. “Somos uma das categorias mais atuantes, fomos os primeiros a ter um Acordo Coletivo de Trabalho válido para todo país, temos história com grandes conquistas. Nossa luta é por valorização, uma vez que os bancos são os que mais lucram e não reconhecem a importância do bancário nesse processo. Queremos reconhecimento, não queremos essa realidade de adoecimento, de insegurança. Aproveito para parabenizar todos os bancários e dizer que a nossa união fará da Campanha Nacional vitoriosa”, afirmou.
Já o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil, Almir Souza Vieira, discursou sobre a diminuição de funcionários cada vez maior nos bancos. “Os aposentados que eu represento já não tinham preocupação com o dissídio coletivo, hoje percebem que precisam abraçar a causa e se unir aos colegas da ativa, porque não só o reajuste salarial está em jogo, mas, todos aqueles direitos adquiridos ao logo da nossa vida profissional“, alertou.
Ivânia Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, comentou sobre a importância e a responsabilidade da classe bancária em todo o país e agradeceu o apoio de Américo de Deus: “Somos milhares em todo o país. Temos uma grande importância e responsabilidade na sociedade. Podemos ter dificuldades, mas a classe bancária não irá acabar. Temos uma equipe de funcionários que fazem e tocam o Sindicato, e quer estejamos lá ou não, sabemos que ele será bem cuidado. Quero agradecer também ao querido vereador Américo de Deus, por todas as contribuições à classe”.
Vereadores
Felicitando aos bancários do estado de Sergipe, o primeiro secretário da Sessão, vereador Lucas Aribé, elogiou e parabenizou o Sindicato dos Bancários pelo trabalho. “Essa classe é muito prejudicada pelos banqueiros que só pensam em seus resultados e não pensam naqueles que auxiliam e os fazem obter lucros, que são vocês no dia a dia, prestando serviço junto à sociedade. Sabemos que o avanço tecnológico vem facilitando a vida das pessoas, fazendo a economia movimentar-se e fazendo com que as pessoas tenham mais opções de serviços nos sistemas bancários. Isso não justifica que a classe não tenha reajuste salarial“, destacou.
Américo de Deus também reforçou a força do sindicato e pediu que a classe continue lutando e defende a soberania das instituições nacionais. “É uma entidade que é um marco na luta sindical do estado de Sergipe, sendo uma referência de organização dos trabalhadores. Já teve e continua tendo uma força representativa muito grande. Então vir aqui parabenizar os bancários, a entidade, a direção, é na verdade fazer um reconhecimento com toda a contribuição que os bancários de Sergipe e do Brasil deram para a classe trabalhadora”, lembrou.
Homenagens
Por fim, foram homenageados no Plenário o vereador Américo de Deus, pelas contribuições com a classe ao longo dos últimos anos, e o ex-vereador, jornalista e bancário Abrahão Crispim de Souza, falecido em 2017 e presidente do SEEB/SE por três mandatos consecutivos, no período de 1983 a 1992.