Dia do profissional da educação física é tema da Tribuna Livre na CMA
Nesta terça-feira, 05, a Tribuna Livre foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sobre o Dia do Profissional da Educação Física. O presidente do Conselho Regional de Educação Física de Sergipe, Gilson Dória, apontou que o Conselho registrou 5.249 profissionais da educação física e aproveitou para ressaltar a importância da profissão. "É preciso que todos reconheçam a importância do profissional da educação física e isso tem que ser reconhecido pelos gestores, que podem criar políticas públicas voltadas a essa área", apontou.
O presidente do Conselho aproveitou o seu discurso para falar sobre a lei nº 9696/98, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de educação física. "Foram 40 anos para que fossemos reconhecidos como profissionais, mas nossa luta continua. A cada ano, ocorre a redução da presença da educação física nas escolas e isso precisa mudar. É preciso entender que a educação física permeia todas as áreas e possibilita o crescimento dos alunos. É um trabalho multidisciplinar", reiterou.
Vereadores também reconhecem a importância da profissão
O vereador Elber Batalha (PSB) explicou que "a educação física fortalece os cidadãos em todos os aspectos. Hoje, temos pessoas envelhecendo e tendo mais qualidade de vida. É de extrema importância essa disciplina nas escolas para a formação dos alunos." O vereador Milton Dantas (PDT) reforçou que a educação física precisa voltar a ser uma das prioridades na escola. "Contem com esse parlamento. Parabéns a todos os profissionais", reiterou.
O vereador Bittencourt (PDT) apontou que a educação física é uma profissão fundamental para a saúde. “Tenho muitas recordações positivas de profissionais da educação física que passaram em minha vida na infância”, comentou.
A vereadora Emília Corrêa (Patriota) ressaltou que a Câmara Municipal de Aracaju tem trabalhado para aprovar leis voltadas à área e “para que essa profissão seja cada vez mais reconhecida. Sabemos o resultado de saúde que esses profissionais trazem ao município”, completa. O vereador Sargento Byron (Republicanos) apontou que “cada vez mais o esporte é essencial e parabenizo os profissionais da educação física, sobretudo, na área inclusiva, que é uma nova modalidade importante para as pessoas com deficiência”.
A vereadora Sônia Meire (PSOL) reforçou que “a educação física é uma educação corporal, que passa pela saúde, mas também na formação das nossas crianças e adolescentes, pois isso ajuda a saúde mental, em como a pessoa lida com suas emoções”. O vereador Anderson de Tuca (PDT) ressaltou que “essa profissão é fundamental na vida do ser humano. Quem não faz uma atividade física, vai se prejudicar muito no futuro”. O vereador Fabiano Oliveira (PP) também prestou sua homenagem aos profissionais de educação física e aproveitou para comentar algumas lembranças da infância ligadas à área. “ Essa profissão é essencial, por isso, contem com nosso apoio”, completou.
Menção honrosa pelo reconhecimento dos profissionais de educação física
Representantes do Sindicato dos profissionais de educação física de Sergipe e do Conselho Regional entregaram um certificado de menção honrosa à mesa diretora da Câmara Municipal de Aracaju.