Dia do Meio Ambiente: Comissão de Sustentabilidade da Câmara de Aracaju promove roda de conversa com os servidores
Nesta quarta-feira (05/06), a Comissão de Sustentabilidade da Câmara de Aracaju, em parceria com o vereador Breno Garibalde, realizou uma ação em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente. Participaram do evento os servidores da CMA e instituições como a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).
Roda de conversa com servidores promove conscientização
Durante a realização da ação, que foi uma roda de conversa, o integrante da Comissão de Sustentabilidade, Werden, destacou alguns resultados apontados a partir da elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável. A finalidade do plano é facilitar o desenvolvimento de ações de consumo consciente e de sustentabilidade no parlamento aracajuano, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável de Aracaju.
Os eixos temáticos do plano envolvem a redução do uso de recursos, como papel e copos plásticos, assim como o gerenciamento dos resíduos sólidos, coleta seletiva, redução do consumo de energia elétrica e a realização de atividades educacionais que estimulem o consumo sustentável.
A roda de conversa serviu como um espaço para a apresentação dos resultados obtidos pela Comissão até o momento. Houve uma redução de 14% no consumo de copos descartáveis nos quatro primeiros meses do ano, além de 38,4% do uso de papel em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao uso da água encanada, houve uma redução de quase 42% no consumo em comparação com o mesmo período do ano anterior. Porém, a Comissão e a Casa Parlamentar ainda têm desafios pela frente, sobretudo em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos e ao uso de energia elétrica.
De acordo com Werden, “fizemos uma série de ações para criar uma cultura de redução do impacto do consumo para as pessoas aplicarem tanto aqui no trabalho quanto em suas casas. Na casa das pessoas não temos como medir isso, mas aqui, por exemplo, conseguimos reduzir o consumo de copos descartáveis e o consumo de papel. O desafio é mantermos e ampliarmos isso, obviamente, sem reduzir a quantidade de trabalho da Casa Parlamentar”, finaliza.
Segundo o vereador Breno Garibalde, “estou muito feliz com essa ação da Câmara. A Comissão tem desempenhado seu papel muito fortemente. A questão do papel era algo que me incomodava muito e vimos uma redução significativa. Um copo, para desaparecer, leva cerca de 400 anos. Quantos copos descartáveis você usa durante um dia? São essas pequenas coisas que a gente precisa começar a se atentar e tentar transformar. Já temos visto as consequências das mudanças climáticas e, por isso, precisamos mudar e repensar nossos hábitos”, explicou.
A ativista ambiental Karina Drummond participou da roda de conversa e explicou que “há mais de 20 anos discutimos em Aracaju a questão do crescimento desordenado do município. É muito importante que essa temática seja ampliada diariamente, para que possamos ter uma sociedade com uma consciência ambiental mais ativa e proativa. É fundamental o que ocorreu na Câmara de Vereadores e espero que possamos ampliar o debate e levá-lo para as comunidades, terceiro setor e escolas”, completou.
Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) esclarece dúvidas sobre a coleta seletiva
A Care é uma cooperativa de reciclagem parceira da Câmara na gestão de resíduos e coleta seletiva e conta com quase 70 cooperados. Representantes da equipe participaram da roda de conversa e contribuíram para esclarecer dúvidas dos servidores sobre a coleta seletiva e materiais recicláveis.
Beatriz Santos, integrante da Care, explicou que “nós atuamos com materiais recicláveis como papéis, papelões, ferro, metais, entre outros, que recebemos. Trabalhamos agora com pontos fixos, que são condomínios e empresas parceiras da cooperativa. Participamos dessa roda de conversa para explicar mais sobre o processo de coleta seletiva, pois muitas pessoas ainda não sabem. Infelizmente, chega na cooperativa lixo de banheiro, lixo orgânico, materiais infectantes como agulhas e contaminados com sangue. Reforçamos a importância da coleta seletiva e da reciclagem, mas também porque sobrevivemos disso. É nossa geração de renda!”, concluiu Beatriz.
Ação ambiental se estendeu para as ruas de Aracaju
Uma das ações realizadas, após a roda de conversa, foi o plantio de mudas de árvores em algumas ruas do Centro, como nas ruas Pacatuba, Itabaiana e em frente à Câmara de Aracaju. As mudas foram recebidas por meio de doação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Além disso, houve uma ação nos bueiros da capital.
O vereador Breno Garibalde foi responsável pela autoria da ação e destacou que “o Centro é o local mais democrático da nossa cidade, de onde vem todo mundo. Infelizmente, estamos passando por um processo de degradação do centro, de abandono e, principalmente, das áreas verdes também. Então, vamos plantar algumas árvores no entorno e também fazer uma intervenção nos bueiros, sinalizando que o rio começa ali, porque todo papel que está na rua, que vai cair no bueiro, vai parar diretamente em nossos rios. Por isso, estamos realizando um papel de conscientização e de educação ambiental”, ressaltou.
O analista administrativo e servidor da Câmara de Aracaju, Geiton Melo, realizou o plantio de uma árvore na ação e ressaltou que “hoje, pela primeira vez, plantei a minha primeira árvore, porque nunca havia plantado uma árvore antes. E dizem que é uma coisa que a gente tem que fazer na vida, pelo menos uma vez. Eu achei muito legal, pois criei um vínculo com ela. Foi algo vivo que eu plantei e isso é importante”, finalizou.