Dia do Guarda Municipal é lembrado em Sessão Ordinária

por Leilane Coelho — publicado 09/10/2017 21h00, última modificação 10/10/2017 13h37
Dia do Guarda Municipal é lembrado em Sessão Ordinária

César de Oliveira

Durante a 78º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 10, foi aberto um espaço para falar sobre o Dia da Guarda Municipal que é comemorado hoje. O comandante da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, integrantes da categoria e os vereadores lembraram a importância e do crescimento que a Guarda Municipal de Aracaju passou no decorrer dos anos.

O comandante da GM disse que este é um dia para se comemorar, pois houve muitos avanços no trabalho da categoria. “Hoje dia 10 de outubro é o Dia da Guarda Municipal de Aracaju e temos muito que comemorar. Nos primeiros meses deste ano, tivemos um aumento no número de atendimentos com êxito, nos casos de apreensão de drogas, armas, telefones roubados, o que mostra que a Guarda está cada vez mais próxima da comunidade”, disse.

Fernando Mendonça ainda lembrou das operações desenvolvidas pela GM. “Fizemos várias operações, entre elas a que teve o objetivo de combater a violência nos terminais de integração e transportes coletivos e recebemos uma resposta positiva da comunidade. A Operação Anjos Azuis também foi citada como uma peça de combate a violência física e psicológica nas escolas. Através da apresentação de peças teatrais e palestras, temas como drogas, bullying, dentre outros, são levados aos jovens”, afirmou.

O vereador Elber Batalha (PSB) disse que através da Guarda Municipal a sociedade se sente mais protegida. “Quero me congratular com todos os guardas. É um processo de ganhos e conquistas que a GM conseguiu. É através da Guarda que a sociedade se sente mais protegida e mais fortalecida, além disso, é impossível fazer uma segurança pública minimamente razoável sem a participação da Guarda”, pontuou Elber.

Zezinho do Bugio (PTB) relembrou que o trabalho entre a Guarda Municipal e as Polícias Militar e Civil contribuem para a segurança em Aracaju. “Antes de me tornar parlamentar eu atuava como PM e em várias operações junto com a Guarda realizamos apreensões de celulares roubados e outros itens. Quero dizer que eles são fundamentais na segurança do nosso município”.

A vereadora Emília Corrêa (PEN) lembrou que após a realização do concurso houve um fortalecimento da categoria. “Quero lembrar que estes guerreiros tiveram seu fortalecimento através do concurso, mas sei também que a instituição precisa de um novo concurso. Parabéns a estes guerreiros que trabalham todos os dias para manter a cidade em paz, mesmo com o aumento da violência”, disse.

Já o vereador Américo de Deus (Rede) lembrou que mesmo com a realização do concurso a categoria ainda necessita de melhorias trabalhistas. “Sei que há uma disparidade entre os salários dos que são concursados e dos que não são concursados, por isso é necessário que olhemos com atenção para isso”, frisou Américo.

Lucas Aribé (PSB), autor da propositura que determina o Dia da Guarda Municipal de Aracaju, discorreu sobre a preocupação da instituição em fomentar a acessibilidade. “A Guarda desenvolve um trabalho muito importante no que diz respeito a acessibilidade e a tantos outros assuntos. Parabenizo a eles e quero deixar meu mandato a disposição de vocês”.

O vereador Isac Silveira (PCdoB) ressaltou a importância dos guardas. “Esta categoria desenvolve um importante papel, principalmente diante do caos que se encontra o país. Lembro também do respeito que a sociedade tem perante esses profissionais, é muito difícil encontrar alguém que fale mal sobre esta categoria”.

Iran Barbosa (PT) disse que os guardas desenvolvem um trabalho de integração com a sociedade. “Esta homenagem é mais do que justa. Os guardas trabalham muito por essa cidade e são responsáveis por trabalhar com tanta integração com vários setores da sociedade”.

Os vereadores Nitinho (PSD), Kitty Lima (Rede) e Jason Neto (PDT) parabenizaram a categoria e colocaram seus mandatos a disposição dos guardas municipais.