Dia do assistente social: conheça as profissionais que realizam esse serviço na CMA

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 14/05/2024 14h32, última modificação 04/11/2024 17h20
Dia do assistente social: conheça as profissionais que realizam esse serviço na CMA

Foto: Igor Tavares

Nesta quarta-feira (15/05), é celebrado o Dia do Assistente Social. A Câmara Municipal de Aracaju conta com 02 profissionais deste ramo: Patrícia Matos e Manuella Guedes. De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social, o assistente social possui diversas funções, como analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. 

Segundo Patrícia Matos, que é a coordenadora do setor na CMA e trabalha no local há 2 anos, “o assistente social realiza um trabalho muito bonito na sociedade, seja na área da cultura, saúde e educação. Nosso trabalho é viabilizar o direito dos cidadãos, fazendo com que eles tenham acesso às políticas públicas que são ofertadas”. 

Patrícia também explicou como o assistente social atua dentro da Câmara de Aracaju. “Trabalhamos com os servidores e familiares, prestando assistência. O serviço não precisa ser agendado; qualquer servidor que nos procurar será acolhido. Estamos sempre aptas a orientar e encaminhar para as redes de apoio responsáveis”, destacou. A assistência social fica localizada dentro do setor de "Promoção Social", no 1º andar na Câmara Municipal de Aracaju. 

Manuella Guedes, que também é assistente social na CMA e trabalha no local há 7 anos, destacou que o setor também realiza um trabalho de assessoria com os vereadores. “Recebemos as demandas dos vereadores referentes a projetos de lei da área e realizamos a visita a instituições sociais para identificar o papel delas na sociedade. Fazemos a mediação entre o vereador e essas instituições sociais”, explicou.