Dia de Doar é tema de Tribuna Livre na CMA
A Câmara Municipal de Aracaju promoveu mais uma Tribuna Livre na manhã desta terça-feira, 22. A superintendente Ulla Ribeiro, coordenadora do Projeto Doa Sergipe, utilizou o espaço para convidar a população para apoiar as causas sociais e fomentar a cultura da doação.
Segundo a coordenadora do Projeto, Sergipe entrou na campanha em 2019 e tem o objetivo de fomentar a cultura da doação na sociedade. "Esse é um movimento em que fomenta a cultura da doação em Sergipe. Aracaju recebeu essa ação, mas estamos estendendo para todos os municípios sergipanos. Socorro, Itabaiana, Estância, São Cristóvão são alguns municípios que já estão engajados no Projeto através de ONG's neste Dia de Doar", explicou.
Ulla também destacou o papal do legislativo municipal de Aracaju com a aprovação da Lei nº 5.500, de autoria do vereador Sargento Byron, que institui o Dia de Doar no calendário oficial do Município, aprovado em agosto deste ano. "Com a aprovação desta lei pela Câmara de Aracaju foi instituído o Dia de Doar Aracaju, comemorado no dia 28 de Agosto, Dia Nacional do Voluntariado. Esse olhar é uma diferença, apoio a projetos e a causas tão importantes. Além de fomentar a cultura da doação, o nosso objetivo também é fortalecer o terceiro setor e, precisamos sim, do fortalecimento aqui no parlamento. Não fazemos nada sozinhos e a sociedade precisa desse retorno. Somos parceiros e precisamos fazer um mundo melhor", acredita.
Dia de Doar
O Dia de Doar é um movimento para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação - seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas, etc.
Em 2022, no dia 29 de novembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.
Apartes
A vereadora Linda Brasil (PSOL) parabenizou o projeto, disse que é necessário levar para a sociedade a importância do voluntariado e destacou que a sua vida política foi baseada neste setor. Já Emília Corrêa (Patriota), cobrou mais incentivos dos entes públicos e afirmando que o executivo está em dívida com o terceiro setor.
Eduardo Lima (Republicanos) afirmou que o terceiro setor faz o papel do poder público e disse que a Câmara tem o compromisso com as causas sociais. Sheyla Galba (Cidadania) disse subscrever o discurso de Ulla Ribeiro, que também faz parte do terceiro setor e parabeniza o trabalho do Gacc.
Já o Sargento Byron (Republicanos), e autor da Lei do Dia de Doar em Aracaju, comemorou que essa legislatura da Câmara Municipal está engajada em projetos para o terceiro setor. "A gente entendeu a importância desta Casa em se somar a este movimento. Nesta legislatura que a gente vê os trabalhos realizados pelos parlamentares voltados para o terceiro setor. Cada um de nós somos influenciadores de nosso meio. Todos nós poderíamos assumir um compromisso para dar visibilidade a este movimento. Toda a sociedade engajada neste movimento vai fazer a diferença", espera o parlamentar.