Dia de conscientização sobre a Esclerose Múltipla: Dr. Manuel Marcos defende maior visibilidade da doença

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Dia de conscientização sobre a Esclerose Múltipla: Dr. Manuel Marcos defende maior visibilidade da doença

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Manuel Marcos ( PSD) destacou na manhã desta terça-feira, 30, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, comemorado hoje. De acordo com o parlamentar, a data foi criada para dar mais visibilidade à doença e seus impactos na vida das pessoas.

Durante sua defesa, o vereador explicou o que é a doença neurológica que afeta, sobretudo, mulheres. “A Esclerose Múltipla é um doença que afeta mais jovens adultos no mundo, sendo na sua maioria mulheres. Ela é uma patologia autoimune e crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal. A doença destrói o tecido protetor chamado mielina, impedindo e, muitas vezes, alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo”, destacou.

Dr. Manuel Marcos explicou também sobre os sintomas apresentados pelos portadores. “ Os sintomas da doença são variados e dependem da parte do sistema nervoso que foi afetada. O indivíduo pode ter fraqueza, distúrbios de equilíbrio, entorpecimento, transtornos visuais, tremores, vertigens, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga”, explicou.

Ao finalizar, o vereador pontuou: “quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maior é a chance dos sintomas da doença diminuírem a longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há cura, mas existem medicamentos e fisioterapias que ajudam os portadores da doença a se manterem produtivos e confortáveis”, finalizou.