Dia da Mulher: Câmara dá voz e espaço a elas

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h21
Dia da Mulher: Câmara dá voz e espaço a elas

Fonto: Gilton Rosas

A atual Legislatura da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) conta com a liderança feminina em diversos setores Casa. “Fico lisonjeada com o crescimento feminino na Câmara Municipal de Aracaju, lugar que, há 40 anos, era ocupado, majoritariamente, por homens. Com nossa doçura, competência e dedicação, estamos quebrando paradigmas, além de rompermos diariamente com o preconceito, as ofensas e a discriminação”, pontua a servidora Célia Fernandes, aprovada no 1º concurso da realizado pela CMA  e há 15 anos ocupando a chefia no setor de Revisão e Correção Taquigráfica.

Ainda de acordo com Célia Fernandes, a mulher precisa ter exemplos. Ela revela que sua maior inspiração foi sua mãe, que também tinha um cargo no Legislativo aracajuano, em uma época em que as mulheres não podiam trabalhar fora. Mas a sua luta e perseverança em seus objetivos são exemplos passados para a sua filha, que hoje estuda doutorado na Grécia.

“Se hoje a gente pode ter vez e voz é porque outras mulheres, no passado, começaram sua trajetória e é isso que eu sempre ensinei a minha filha, que seja uma mulher independente financeiramente, pois a pior violência é a dependência financeira. Sem a independência, a mulher vive com a baixa autoestima e não empodera outras”, completa Célia Fernandes.

O respeito, a sororidade e a equidade de gêneros fazem parte da cultura da Câmara Municipal de Aracaju, ultrapassando datas simbólicas, pois as mulheres sempre terão espaço, além do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8. Exemplo disso é a composição da Mesa Diretora, que conta com a vereadora Sheyla Galba (Cidadania), eleita como 3ª secretária e assumindo, por diversas vezes, a presidência, durante as Sessões Ordinárias. Ela é a segunda mulher,  nos 168 anos do Poder Legislativo aracajuano, a integrar a Mesa Diretora da Casa. 

Força de Leoa
Segundo pesquisa realizada em 2022, pela Grant Thornton, as mulheres ocupam cerca de 40% dos cargos de liderança no Brasil. Letícia Barros, servidora pública e gerente de Divisão do Setor de Taquigrafia da Câmara de Aracaju, é uma delas. Em conversa com a reportagem da Agência Câmara de Notícias, ela falou sobre sua experiência.

 “Foi uma grata surpresa, mas com uma grande responsabilidade de comandar um setor com cerca de dez pessoas. Não é e nunca será fácil para ninguém, mas a mulher nasce com o instinto e força de uma leoa, enfrentamos batalhas, além do trabalho, por isso, eu me permito ser acolhimento, pois não sabemos o que a outra pessoa passa. Minha equipe possui 10 pessoas, sendo 7 mulheres. Ou seja, estamos ocupando lugares que são nossos, escrevendo nossa história e contribuindo com as oportunidades para outras mulheres, assim como nos inspiramos em nossas mães e em outras líderes. Tudo é muito novo para todos nós, pois todos são servidores da Câmara e isso traz um peso maior ainda. Mas não é só nesta data que devemos valorizar, ressaltar e inspirar outras mulheres e, sim, o tempo todo, durante o ano todo”, destacou Letícia.

Para  Kelly Andrade, chefe de gabinete, que há sete anos exerce o cargo, sua jornada começa ao acordar, pois antes de ir à Câmara, ela já está trabalhando de casa, ao cuidar dos filhos, do marido, organizando as tarefas do lar.

“Não pensem que nossas funções começam quando a gente chega ao nosso ambiente de trabalho. Milhares de mulheres enfrentam essa rotina sozinhas, sem apoio. Muitas vezes elas têm tudo, mas  o acolhimento, a atenção e o respeito faltam. Eu agradeço a Deus por ser privilegiada, por ter uma família que me cobra atenção, mas que está comigo para o que der e vier. Nessa data devemos refletir sobre nossos direitos conquistados. Ainda não conseguimos de forma igualitária, porém, devemos àquelas mulheres que lá atrás lutaram.  As profissionais do sexo feminino têm toda a capacidade técnica e comportamental para lidar bem com as demandas de um cargo mais alto. Você pode e deve estar onde quiser”, explicou.

Gestão Pública 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, as mulheres representam mais da metade da população brasileira e possuem maior escolaridade que os homens. 
“Eu avalio que a mulher é tão competente quanto o homem e os estudos confirmam que os cargos que as mulheres estiveram à frente geram resultados positivos à gestão pública. Então, nós temos que privilegiar, sim, a gestão feminina. Aqui, na Câmara Municipal de Aracaju, não é diferente e já temos algumas que estão liderando. Ainda assim, espero prestigiar muito mais as mulheres”, ressaltou.