Netônio Bezerra Machado recebe Título de Cidadão Aracajuano
Devido o seu extenso trabalho em prol da magistratura sergipana, além de ser referência para os demais juristas, sempre dedicado as causas sociais, o desembargador Netônio Bezerra Machado foi homenageado com o título de Cidadão Aracajuano, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quinta-feira, 24. A autoria da homenagem foi da ex-vereadora Simone Gois, através do Decreto Legislativo 13.2009 e presidida pelo presidente da CMA, Nitinho (PSD).
O desembargador natural de Alagoas, que chegou em Sergipe, no município de Itabaiana em 1967 para advogar, adotou Sergipe como seu estado de coração, onde constituiu sua família e construiu uma trajetória para poucos. “Desde 1967 resido em Aracaju e, agora, oficialmente, ganho minha carteira de identidade, que é a cidadania legal. Isso é fruto do amor que tenho a essa cidade e do trabalho que desempenhei ao longo dos anos. É com grande alegria que recebo essa homenagem”, agradeceu o desembargador Netônio Bezerra Machado.
A ex-vereadora, ao justificar a indicação, ressaltou a atuação destacada do magistrado no Poder Judiciário e à busca da paz social. "O desembargador sempre demonstrou possuir postura ética e respeitosa em seu trabalho na agilização da prestação jurisdicional".
Segundo o vereador Elber Batalha (PSB), o homenageado é uma referência de notoriedade, seriedade, retidão e qualidade técnica nas suas decisões. “Ele dignifica a Justiça sergipana e é merecedor desse reconhecimento”.
Também marcaram presença na solenidade, os vereadores Dr. Gonzaga (MDB), Professor Bittrencourt (PCdoB), o ex-deputado federal Cleonâncio Fonseca, a ex-vereadora Miriam Ribeiro, o ex-governador Albano Franco, o Reitor na Universidade Tiradentes (UNIT), Jouberto Uchôa de Mendonça, secretários da administração municipal, familiares e amigos.
Breve biografia
O Desembargador Netônio Bezerra Machado, nasceu em Pão de Açúcar (AL). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, em 1966, e no final da década de 70 passou a morar em Aracaju (SE). Especialista em Direito Processual Civil, ele atuou como Juiz Corregedor de 1999 a 2001. Foi também Juiz Titular da 7ª Vara Cível por muitos anos e Presidente do Conselho de Coordenação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado de Sergipe.
Atuou como advogado do Banco do Brasil e foi professor de Direito Constitucional. Ainda como juiz, substituiu, por 510 dias, desembargadores no Tribunal Pleno. Sua nomeação como desembargador aconteceu no dia 12 de março de 2008, ocupando a vaga deixada pelo Desembargador Gilson Gois. Como desembargador, atuou na Câmara Criminal e na 1ª Câmara Cível. Além disso, foi Corregedor-Geral da Justiça no biênio 2011-2013.
Possui dezenas de trabalhos publicados em importantes revistas jurídicas nacionais e internacionais. Em 2001, recebeu da Assembleia Legislativa o título de “Cidadão Sergipano”.