De autoria do vereador Bittencourt, Câmara aprova decreto que concede títulos de cidadania aracajuana ao professor José Ibarê e ao mestre de capoeira Renê Bittencourt

por Jamile Pavlova, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/10/2023 16h15, última modificação 19/10/2023 16h15

Foto: China Tom

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, na manhã desta quinta-feira, 19, os decretos de autoria do vereador Bittencourt (PDT), que concedem os títulos de Cidadania Aracajuana ao professor universitário José Ibarê Costa Dantas e ao professor e mestre de Capoeira Renê Bittencourt dos Santos.

Referente ao professor, José Ibarê Costa Dantas, o parlamentar justificou: "Ontem, aprovamos aqui nesta Casa, o título de cidadania aracajuana à professora Beatriz Góes Dantas, esposa do professor Ibarê, uma notável professora, extraordinária pesquisadora, importantíssima para a produção bibliográfica brasileira, e o professor Ibarê é dessa mesma linhagem. Professor Ibarê é o maior produtor de conteúdos biográficos acerca do Sergipe República, e outras temáticas. O último livro do professor Ibarê é a biografia do Marcelo Déda. É algo em torno de 13 livros já publicados. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico  de Sergipe, ex-professor da Universidade Federal de Sergipe, alguém com que tenho respeito muito grande, dada a sua contribuição para produção historiográfica sergipana e brasileira. Portanto, me sinto muito feliz em poder apresentar a essa Casa o título de cidadania aracajuana ao professor Ibarê".

Sobre o professor de Capoeira, Renê Bittencourt, o vereador defendeu o decreto ao falar: "Essa demanda foi me apresentada por diversos capoeiristas e diversos grupos de capoeira de Aracaju. É uma figura que tem dado uma contribuição muito grande a esse universo na cidade de Aracaju, em especial, a partir do início das suas presenças em palestras, e debates, com oficinas  a partir de 1999. Portanto, além de ser uma homenagem a essa figura, que de fato merece, é uma homenagem também a esse universo lúdico, de resistência, de luta, que é a capoeira no Brasil".

Moções de aplausos

O parlamentar também protocolou duas moções de aplausos que foram aprovadas pela Casa Legislativa. A primeira, à educadora Beatriz Góis Dantas, em decorrência do recebimento do Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica 2023, em Antropologia, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. E a segunda moção, à Rádio Liberdade, em passagem da celebração dos  70 anos de fundação da emissora.