Curso de Experiência: inscritos têm oportunidade de conhecer o APES
Na manhã desta quinta-feira, 19, aconteceu mais um módulo do curso de Organização e Gestão de Documentos Legislativos, no Arquivo Público de Sergipe (APES), em parceria com a Escola do Legislativo de Aracaju e a Escola do Legislativo de Sergipe.
O facilitador e bibliotecário Celson Íris destacou a importância de vivenciar, na prática, a teoria vista em sala. “Hoje a aula está diferente, pois os participantes do curso puderam conhecer o dia a dia de um arquivo. Aqui, eles compreenderam cada item abordado da nossa ementa, além de tirar dúvidas e trocar experiências com servidores do órgão”, disse.
Celson Íris pontuou a contribuição do APSE. “Estou muito feliz com essa experiência que o Arquivo Público de Sergipe (APES) nos permitiu, a partir da permissão que a diretora Sayonara Santana nos concedeu. Estou muito agradecido em visitar o APES e com essa manhã de aprendizado”, completou.
Já a servidora da CMA, Francielly Rozendo, comentou que pretende implementar todo o conhecimento adquirido no curso. “Hoje posso visualizar tudo que o professor Celson Íris comentou em sala de aula. Fiquei atenta a cada detalhe e, com essa experiência, nosso trabalho no Arquivo será desenvolvido de forma profissional, baseada em estudo e trabalho em equipe”, afirmou.
Ackley Santiago, servidor do Arquivo Público de Sergipe (APES) que já atua na área, fez um balanço positivo do curso. “Estamos concluindo o curso e posso dizer que essa visita é de grande valia para todos os inscritos. É aqui que acontece a separação dos arquivos, a limpeza, o manuseio e as pesquisas. O arquivo é um órgão vivo que merece ser respeitado e cuidado, pois ele preserva toda a nossa história”, destacou.
Sayonara Santana, diretora do APSE, expressou seu apoio à iniciativa. “É de extrema importância que os cursistas tenham esse contato para visualizar como é o trabalho e compreender o tratamento arquivístico, contribuindo para que os arquivos do estado sejam cada vez mais fortalecidos. Estaremos sempre de portas abertas para essa experiência, que traz uma sensação de acolhimento e respeito pelos arquivos”, declarou.
A coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, reforçou o compromisso da unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju em apoiar iniciativas que qualifiquem servidores. “Mais um órgão parceiro para que, juntos, possamos contribuir com a qualidade do serviço público”, concluiu.